Confira os principais fatos, em Anápolis e no Brasil, pelas mãos de Vander Lúcio Barbosa, diretor-geral do jornal e portal CONTEXTO. (Edição 887)
Mais empregos

Nada menos que 431.011 novas vagas formais de trabalho foram criadas em dezembro último, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Foi o primeiro saldo negativo registrado desde dezembro de 2021. A negatividade de dezembro teve caráter sazonal, pois contratos temporários para festas de fim de ano tendem a terminar no mesmo mês. Apesar disso, o Brasil fechou 2022 com um saldo positivo de dois milhões e 38 novos empregos
Auxílio Gás

Fevereiro marca o retorno do pagamento do Auxílio Gás, junto com o Auxílio Brasil, que voltou a se chamar Bolsa Família. O benefício, que é bimestral, terá o valor mantido em 100% da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o valor de fevereiro ainda será definido, já que leva em conta a média semestral de preços do Gás liquefeito de Petróleo. Em dezembro, o auxílio foi pago a mais de 5,98 milhões de famílias, no valor de R$ 112.
Encrenca grossa

O Ministério Público de Goiás, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na terça-feira, (31/1) a Operação Impostura, com o objetivo de desarticular complexa organização criminosa empresarial suspeita de fraudar licitações nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Brazabrantes, Pontalina, Piracanjuba, Nerópolis, bem como em órgãos do Estado e no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. As fraudes consistiam em alinhamento de preços entre os concorrentes em licitações.
Águas que matam

A morte de pessoas carregadas por fortes enxurradas tem sido notícia frequente nos veículos de comunicação em todo o Brasil e, em Goiás, não é diferente. Há alguns meses três pessoas perderam a vida ao tentarem atravessar uma correnteza na Rua Amazílio Lino de Souza, centro de Anápolis. Na segunda-feira, 30, um homem morreu ao ser levado pelas enxurradas em Goiânia. Não são fatos isolados, o que leva à busca de explicações. Seriam fatalidades, seria imprudência, seria falta de infraestrutura? O certo é que vidas têm sido interrompidas estupidamente com essas enchentes.
Acessibilidade

Na visita técnica feita por autoridades e por comunicadores ao canteiro de obras onde será o novo Centro Administrativo de Anápolis, na terça-feira, 31, houve quem notasse a falta de rampas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Embora haja a previsão de se instalar um conjunto de elevadores no novo edifício, poder-se-ia pensar em promover adaptações para a alternativa de rampas, já que a obra, ainda, está em andamento. Fica a sugestão…
Adubo natural

A Saneago está selecionando propriedades rurais interessadas em utilizar o lodo de esgoto tratado (biossólido), como condicionador de solo, em vários municípios. Este lodo é rico em matéria orgânica e em nutrientes e, após tratamento adequado, passa a ser chamado de biossólido. Esse material serve como condicionador de solo e é capaz de recuperar sua fertilidade. Trata-se de uma alternativa sustentável de destinação dos resíduos, podendo beneficiar áreas rurais e urbanas que precisem de recuperação. Anápolis não está na relação dos municípios contemplados com a medida. Será por quê?