Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)
A Praça Bom Jesus surgiu em meados da década de 1910 quando o padre Enrique Isquierdo Oliver assumiu a realização da tradicional Festa do Bom Jesus da Lapa, realizada até então pela Dona Terezona na Rua 7 de Setembro. A imagem mostra a escultura A Amizade, inaugurada em 22 de abril de 1971 e esculpida por Antenor Silva em homenagem à visita do embaixador mexicano Juan José Torres à Anápolis. Foi retirada da praça e colocada no Centro Administrativo no início dos anos 2000 e devolvida à Praça Bom Jesus em agosto de 2012 após a revitalizaçao da praça. Foto de autor desconhecido, faz parte de meu acervo.
A Praça 31 de Julho foi inaugurada em 28 de janeiro de 1973, mesma data da inauguração do Palácio de Santana, quando este passou a abrigar a sede do poder executivo anapolino. Porém, a praça apenas recebeu essa denominação em 10 de julho de 1975. O Palácio de Santana abrigou a sede do poder executivo até o final de 1983, quando foi inaugurado o novo Centro Administrativo, passando a abrigar então a sede do poder legislativo. A Câmara Municipal ocupou o palácio de Santana até recentemente, quando transferiu sua sede para a Av. Jamel Cecílio. Infelizmente, o Palácio de Santana foi demolido neste mês de setembro de 2022 para que seja construído o novo Centro Administrativo. Foto de autor desconhecido, acervo do MHABC.