Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)

Jefferson Cardoso era um piloto anapolino que competiu em diversas corridas pelo Brasil nas décadas de 60 e 70. O automobilismo em Goiás praticamente nasceu em Anápolis, principalmente após a realização da primeira prova das 200 milhas de Anápolis, realizada em 28 de julho de 1968, que promoveu a primeira corrida, realizada nas ruas da cidade, passando pela Tiradentes e Leopoldo de Bulhões, sendo depois transformada na Prova Automobilística Raul Baulduíno. Entretanto, a falta de segurança levou a prova a ser cancelada em 1971, após um grave acidente nas ruas do Jundiaí.
Município regulamenta Lei de Liberdade Econômica e flexibiliza atividades
O Automóvel Clube chegou a cogitar a construção de um autódromo às margens da BR-414, na saída para Corumbá, chegando até a serem iniciadas as obras, mas por falta de verbas, foi abandonado. A construção do Autódromo de Goiânia a partir de 1972 e sua inauguração em outubro de 1974 levou ao abandono da ideia do Autódromo local, ideia que somente foi retomada com a inauguração do Kartódromo de Anápolis em 26 de julho de 1987. A foto é do acervo da Renata Brasil, filha do Jegão, e o fotógrafo é desconhecido.

A Praça Bom Jesus, surgida em meados da década de 1910, se tornou o ponto central da cidade após a inauguração da ferrovia, em 1935 e se consolidou com a construção da nova igreja do Bom Jesus da Lapa, no início da década de 1940, quando também ocorreu a construção da nova sede municipal em seu espaço. Colaborou também para essa nova configuração a construção da Casa de Saúde Nossa Senhora de Lourdes (em 1939) e a construção da nova sede do Clube Recreativo Anapolino, inaugurado em 1945. A imagem mostra as obras da nova sede do CRA do lado direito, iniciada em 1967, e o Palace Hotel à esquerda, inaugurado em 1954. Foto de autor desconhecido encontrado em folheto de 1971 da prefeitura, acervo do professor Pedro Sahium.