Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)

A Rua 10 de Março surgiu no final do século XIX e era chamada originalmente de Rua de Santo Antônio. Em novembro de 1897, passou a homenagear o dia em que foi promulgada a primeira lei orgânica do município de Sant´Anna das Antas, ocorrido no ano de 1896, passando a ser chamada de Rua 10 de Março. Esse nome perdurou até 27 de novembro de 1970, quando seu nome foi alterado para Rua Arinesto de Oliveira Pinto. A imagem mostra a antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje está o Colégio Antensina Santana.

A Rua Antônio Carlos surgiu no final do século XIX e era chamada originalmente de Rua de São Pedro. Em novembro de 1897, passou a ser denominada de Rua Comercial ou do Comércio, nome que ostentou até novembro de 1930, quando passou a homenagear o presidente da província de Minas Gerais, Antônio Carlos. Em maio de 1944, o trecho entre a Praça João Pessoa (atual Praça James Fanstone) e a Praça Oeste, passou a homenagear o primeiro médico a fixar morada em Anápolis, no ano de 1922, e também o primeiro médico oftalmologista do estado, o Dr. Genserico Gonzaga Jayme, falecido em 26 de dezembro de 1943. O trecho da rua passou a ostentar o nome de Dr. Genserico.
Fotos do Instituto Jan Magalinski, autores desconhecidos.