Nas últimas décadas, a TV Globo dominou os jogos de futebol na televisão brasileira. No entanto, o cenário será diferente no próximo ano com a perda de direitos de transmissão de várias competições. Agora, são sete canais, entre TV aberta, a cabo, streaming e Youtube, com contratos ativos.
Em 2022, a Globo segue com os direitos de transmissão das duas principais competições nacionais: a Copa do Brasil e o Brasileirão. As partidas são divididas com o canal esportivo de TV a cabo do grupo, o SporTV, e com o pay per view Premiere (antigo PFC). Neste ano, este último fechou uma parceria com o streaming Amazon Prime Video para abrigar as transmissões.
Um adendo para o ano que vem é a Copa do Mundo da Fifa (Federação Internacional de Futebol), que segue sob as asas da emissora fundada por Roberto Marinho. Apesar de ter perdido a exclusividade no on-line, a maior competição de futebol do mundo ainda é só da Globo, que pode revender os direitos para outros canais fechados, como fez em anos anteriores.
Polícia caça homem que matou grávida, enteada e fazendeiro no interior de Goiás
Se a Copa do Mundo chegou, os estaduais saíram. A casa dos tradicionais Paulistão e Cariocão agora passa a ser a TV Record, que já passou alguns jogos do campeonato fluminense em TV aberta em 2021.
O acordo do Campeonato Paulista é mais abrangente. Além da emissora de Edir Macedo, as partidas de São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras também serão exibidas no streaming, com transmissões na HBO Max e no Estádio TNT Sports. Até o YouTube entrou na jogada e vai exibir as pelejas em sua plataforma.
O Carioca está mais enrolado. A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) segue negociando com canais de TV a cabo e com o streaming. Há ainda a possibilidade das TVs dos clubes terem exclusividade em algumas partidas nas quais as equipes forem mandantes. O campeonato não tem nem data certa para inicial. A da final muito menos.
Menor número desde 1991
Com o fim do monopólio na Globo, a emissora transmitirá 48 jogos nacionais ao longo do próximo ano –menor número desde 1991. Foram 10 datas perdidas dos estaduais e 15 da Copa Libertadores da América, com direitos agora do SBT. Esse número não leva em conta os jogos da Seleção Brasileira e da Copa do Mundo.
O acordo trienal da emissora de Silvio Santos em relação à Libertadores se encerra no ano que vem, e a Globo pensa em readquirir os direitos do continental. Quem continua nas telas do canal paulista é a Liga dos Campeões da Europa, mas, por não conter times brasileiros, não foi levada à soma.
(Com informações do Poder360)