Já na terceira posição está a candidata do prefeito Roberto Naves (Republicanos). Eerizânia Freitas (UB) chega a 14,88%. Na quarta colocação entre os percentuais está o grupo de anapolinos que se disseram ainda indecisos, que somam 6,38%.
Os eleitores que afirmam não votar em nenhuma das opções tem o quinto maior percentual, com 2,88%. Só então aparecem os demais candidatos. José de Lima (PMB) tem 2,5% e pelo PSDB, o candidato Hélio da Apae está na última posição, com 1,5%. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos,
Entre os dias 10 e 13 de setembro, a Voga realizou 800 entrevistas com eleitores sendo estratificado por sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e zona geográfica, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral – GO protocolizada sob o nº GO-01094/2024.
Espontânea
Na aferição espontânea, Antônio Gomide demonstra consolidação do voto em comparação com o questionário estimulado, uma vez que chega a 38,63%. Márcio Corrêa tem caminho semelhante, marcando 27,5%.
Na terceira posição em valores percentuais, estão os que ainda desconhecem os candidatos. Os que disseram não saber ainda em quem votar chegam a 13,88%.
A candidata Eerizânia Freitas tem 12,88%. Brancos e Nulo neste modelo de questionário marcam 3,63% e somente depois aparecem os votos consolidados de José de Lima (2%) e Hélio da Apae (1,5%).
Gomide e Correa empatam em rejeição, aponta Voga
Quanto ao índice de rejeição, Antônio Gomide e Márcio Correa apresentam empate técnico. O ex-prefeito tem 26%, enquanto o suplente de deputado federal sobe à marca de 23,5%.
Na terceira posição está a ex-secretária de Educação da gestão atual, Eerizania Freitas, com 16%. Hélio da Apae e José de Lima tem rejeição idêntica na estratificação dos números, ambos marcando 7,88%.
Os que não souberam responder totalizam 9,75%, já 6,75% não rejeitam nenhum dos nomes. Por outro lado, 2,75% rejeitam todas as opções.
Eerizânia Freitas avança em relação na comparação com a última rodada da Voga
Quem mais avançou entre uma pesquisa e outra foi a candidata Eerizânia Freitas, do União Brasil. Na pesquisa anterior também realizada pela Voga com a mesma metodologia, a candidata tinha 8,8%, número aferido nas ruas entre os dias 27 e 30 de agosto.
Agora, no levantamento realizado entre os dias 10 e 13 de setembro, a servidora pública apresenta desempenho de 14,88%. Em ambas as pesquisas a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos, indicando que a candidata elevou sua preferência acima desta margem.
Já Antônio Gomide e Márcio Correa tiveram alterações percentuais para mais ou para menos dentro da margem de erro das duas pesquisas, indicando uma estabilidade do cenário de primeiro turno.
O mesmo aconteceu com os candidatos José de Lima e Hélio da Apae que não sofreram alterações significativas. Desta forma, a elevação de Eerizânia se dá entre os que diziam não votar em nenhuma das opções. No início de setembro eram 9,5% e, agora, caíram para 2,88%.
Gomide também lidera na Opção Pesquisas e distância volta a crescer
A mais nova rodada do Opção Pesquisas para medir as intenções de voto para a Prefeitura em Anápolis mostra que Antônio Gomide (PT) segue à frente com 40,2% das intenções de voto no levantamento estimulado.
Ele é seguido por Márcio Corrêa (PL), com 34,7%. Já Erizania Freitas (UB) marca 8,2%. O candidato José de Lima (PMB) tem 2,5% das intenções de voto e atrás dele está Hélio da Apae (PSDB) com 1,9% das intenções. No levantamento, indecisos são 6,6% e brancos e nulos somam 6%.
A pesquisa foi às ruas entre os dias 7 e 10 de setembro para realizar 805 entrevistas presenciais e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-09509/2024. Tem grau de confiança de 95% e margem de erro de quatro pontos.
Em comparação com o relatório anterior, de 14 de agosto, quando Gomide tinha 38,4%, houve uma elevação do percentual. Já Márcio Corrêa (PL) segundo colocado nas duas, tinha 33,7% e agora aparece com 34,7 pontos, uma variação decimal. Já Eerizânia Freitas (UB) saiu de 4,2% para 8,2% quase dobrando sua participação.
Pesquisa da Exata BR abre chance para vitória de Gomide no primeiro turno
A Exata-BR Pesquisas realizou mais uma rodada de pesquisa na cidade de Anápolis a fim de identificar a preferência do eleitor quanto ao voto para a Prefeitura de Anápolis.
No questionário estimulado, o candidato Antônio Gomide (PT) segue com folgada liderança com 43,39%. Na segunda posição está Marcio Correia (PL) com 28,06%. Fecha a terceira posição a candidata Eerizânia Freitas (UB) com 7,17%.
Leia também: Prefeito Roberto Naves rebate acusações sobre compra de fazenda e morte de fazendeiro
Na comparação com a terceira rodada, Gomide e Eerizânia oscilaram dentro da margem de erro, que é de 3,5%: Gomide passou de 46,11% para 43,39%, ou seja, 2,72 pontos percentuais. Enquanto Eerizânia tinha 7,69% e agora soma 7,17%. Márcio Correia apresentou crescimento acima da margem de erro: de 4,46%.
Os demais candidatos também apresentaram pequenas oscilações. Hélio Lopes (PSDB) e José de Lima (PMB) que tinham 4,97% na terceira rodada, apresentam 4,82% e 4,45%, respectivamente.
Os indecisos ou que dizem que não sabem em quem votar são 9,64% e os que não votariam em nenhum candidato, 2,47%. Considerando o levantamento anterior, ouve um aumento de 1,14 pontos percentuais nos indeciso e redução de 2,23 p.p. nos que podem anular o voto.
A quarta rodada da pesquisa Exata-BR, registrada no TSE com o nº GO-04593/2024, realizada entre os dias 02 e 04 de setembro, ouviu 800 eleitores em Anápolis. (com informações do Diário de Goiás).