O Google ressalta o recurso “Seu Legado Digital” que permite aos usuários definir o destino de suas contas quando ficam inativas por períodos pré-determinados. Opções incluem o envio de arquivos para contatos confiáveis, ativar uma resposta automática do Gmail ou excluir completamente a conta.
A empresa alerta que a nova política de exclusão de contas inativas por mais de dois anos, tem como objetivo proteger os usuários contra roubos de identidade e disseminação de spam. Além disso, a empresa vem tomando medidas para apagar os dados dos usuários, como a limpeza automática da lixeira do Google Drive, e o fim do armazenamento ilimitado no Google Fotos em 2021.
O usuário também pode definir o que deve acontecer quando uma conta fica inativa por um período de até 18 meses, em casos de falecimento, por exemplo. Outras plataformas, como Facebook, Instagram, Outlook e Apple ID, também oferecem recursos para lidar com contas de pessoas falecidas.
Saiba como manter sua conta do Google ativa:
O Google estabelece critérios para manter uma conta ativa, exigindo login pelo menos uma vez a cada dois anos.
Além disso, atividades como:
- Usar o Google Drive;
- Assistir a um vídeo do YouTube;
- Usar a Busca do Google;
- Baixar um aplicativo na Google Play Store;
- Ler ou enviar um e-mail;
- Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.
No entanto, o acesso ao Google Fotos é independente dessas atividades.
A nova política passa a valer em dezembro de 2023. E inclui e-mails, perfil do Google, conteúdo de Gmail, Docs, Drive, Meet e Agenda, e também informações de YouTube e do Google Fotos.
Antes de excluir uma conta, serão enviadas várias notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação (caso tenha sido fornecido).