Diagnóstico e Tratamento
O paciente, cuja identidade não foi revelada, procurou atendimento no Hospital Charles Nicolle, em Tunis, devido a intensas dores abdominais. Embora sentisse fortes dores, ele não apresentava febre, frequência cardíaca anormal ou alterações nos movimentos intestinais. A equipe médica decidiu realizar uma tomografia computadorizada, que revelou um osso de aproximadamente dois centímetros encravado no apêndice. O paciente não conseguia lembrar a última vez que havia consumido frango, o que dificultou a determinação do tempo exato em que o osso estava alojado.
Leia também: Tratamentos estéticos podem causar danos à saúde ocular, alerta o CBO
Tratamento e Recuperação
O apêndice, localizado na junção do intestino grosso com o delgado, pode ter um papel imunológico; no entanto, não é essencial para a sobrevivência. Para tratar a condição, os médicos decidiram remover o apêndice do paciente. Essa intervenção, portanto, resolveu a infecção. Além disso, um ano após o procedimento, os médicos confirmaram que o paciente estava totalmente recuperado e sem sequelas.
Incidência de Objetos Estranhos no Apêndice
Normalmente, quando alguém engole um objeto estranho, o corpo pode expeli-lo ou o objeto pode ficar alojado no intestino, sendo removido com a ajuda de um endoscópio. Segundo os autores do relato, a chance de um objeto estranho se fixar no apêndice é de aproximadamente uma em 2.000 ocorrências de ingestão de corpos estranhos.