Sabe aquele ícone de sacola de compras que o Instagram inseriu em sua tela inicial do aplicativo há pouco mais de um ano? Ela vai sumir em breve.
A rede social da Meta anunciou que em fevereiro irá retirar da interface principal, o ícone de compras. A seção será composta pelos botões “Página principal”, “Pesquisa”, “Criar”, “Reels” e “Perfil”.
O CEO da plataforma, Adam Mosseri, anunciou a novidade em um vídeo postado em seu próprio perfil:
Segundo Mosseri, isso não quer dizer que os usuários não poderão mais fazer compras na rede social. A possibilidade continua existindo, mas irá aparecer de forma mais discreta junto à timeline, reels e anúncios pagos. Entretanto, o botão para acessar os reels, continuará na interface principal.
A ideia, segundo o executivo, é simplificar o Instagram e focar a plataforma naquilo que pretendem fazer: unir pessoas às coisas que mais gostam. “Para fazer isso, nós estamos nos dedicando em três coisas: inspirar pessoas a se expressarem, ajudá-las a descobrir o que amam e criar conexões entre usuários e as coisas que encontram”, pontuou Mosseri em vídeo.
A plataforma busca tornar a experiência de usuário mais direta e concisa para a criação e consumo de conteúdo, sem tanto foco na aquisição de produtos e serviços a partir do app.
Ainda dá para comprar e vender no Instagram
As ferramentas de anúncios de produtos do Instagram, como descrição de produtos, links diretos para sites de compras e as páginas dedicadas para vendas, serão mantidas na plataforma, mas, não estarão mais disponíveis a partir de uma aba própria.
Porém, não se sabe se isso vai durar muito tempo. Talvez a plataforma esteja no caminho para abandonar sua área de vendas e foque mais na união entre comerciantes e consumidores, sem mais servir como uma vitrine interativa.