A partir do dia 15 de junho (quarta), o Internet Explorer será definitivamente ‘aposentado’. Outrora o principal mecanismo para se acessar a rede no início da era digital, o navegador não terá mais suporte do Windows e pode ser desativado em algumas versões do sistema operacional.
O intuito da desativação é dar mais espaço ao seu sucessor, o Microsoft Edge. O anúncio da ‘aposentadoria’ do Internet Explorer havia sido feito em maio de 2021. “Estamos anunciando que o futuro do Internet Explorer no Windows 10 está no Microsoft Edge”, disse a empresa na época.
Ararinha-azul volta à natureza após 22 anos de extinção
A mudança para o Microsoft Edge deve ser tranquila. Pessoas que ainda usam o Internet Explorer verão seus dados, como senhas e sites favoritos, sendo sincronizados automaticamente no novo navegador. O Edge já deve estar instalado em computadores com o Windows 10, se este não for o seu caso, basta fazer o download do navegador no site oficial da Microsoft. Os atalhos para o IE serão redirecionados automaticamente ao novo navegador.
Apesar da data da aposentadoria estar chegando agora, o processo de desativação do Internet Explorer está acontecendo há bastante tempo. Em 2021, o navegador passou a não ter suporte para os aplicativos do Microsoft 365, pois poderia apresentar falhas na utilização. No mesmo ano, o Google também deixou de fornecer suporte ao IE, com até as pesquisas já tendo sido desativadas.