No período de 05 de março a 03 de abril próximo, será aberta a janela para que os vereadores possam trocar de partido, por justa causa, sem incorrerem ao risco de perderem os seus mandatos.
Em Anápolis, alguns vereadores já aguardam a janela para decidirem para qual partido vão, a fim de disputarem a reeleição. A lista começa pelo Presidente do Legislativo, Vereador Leandro Ribeiro, atualmente no PTB. O partido dele, o mesmo que elegeu o Prefeito Roberto Naves (que já se filiou ao PP) foi esvaziado no ano passado após a saída do então presidente regional, o ex-Deputado Federal Jovair Arantes. Além de Leandro Ribeiro, os seus pares João Feitosa e Jean Carlos, do mesmo partido, devem se abrigar em uma nova sigla partidária.
Os vereadores Fernando Paiva (Podemos) e João da Luz (PHS) também devem mudar de partido para disputarem as eleições em outubro próximo. No ano passado, a Justiça Eleitoral aprovou a fusão do PHS ao Podemos. Ocorre, no caso dos dois vereadores, que a direção local do PODE já manifestou, publicamente, que não quer detentores de mandato na chapa que está sendo montada para os cargos no Legislativo Municipal. Além disso, o Podemos quer um posicionamento mais distante do Executivo e os dois vereadores são ligados ao Prefeito Roberto Naves. Em resumo, ambos terão de deixar os respectivos partidos.
É muito provável que outros vereadores também aproveitem a janela para mudar de partido, com vistas ao pleito de outubro, já que este ano, vale lembrar, não poderá haver coligação na eleição proporcional, ou seja, de Vereador, e isso altera (e muito!) o cenário político. Dessa forma, os candidatos a Vereador devem estar atentos à mudança, para que possam alinhar estrategicamente a campanha. Nesse contexto, a escolha do partido para entrar na disputa eleitoral é uma peça fundamental no jogo político.
Atual composição
Na atual composição da Câmara Municipal, o PT é o partido com maior número de cadeiras: 04, ocupadas pelas vereadores: Professora Geli, Luiz Lacerda, Alfredo Landim e Lisieux Borges. O PSDB detém 03 vagas, ocupadas pelos vereadores: Américo, Pastor Elias e Mauro Severiano. O PTB também tem 03 vagas, ocupadas pelos vereadores: Leandro Ribeiro, Jean Carlos e João Feitosa. O PSC tem 02 cadeiras, ocupadas pelos vereadores: Lélio Alvarenga e Wederson Lopes. O PSL tem 02 representações, exercidas pelos vereadores: Thaís Souza e Deusmar Japão. Também tem 02 vagas o PMN, com os vereadores: Luzimar Silva e Teles Júnior. Da mesma forma, com 02 cadeiras, o PDT, cujos ocupantes são os vereadores: Paulo de Lima e Valdete Fernandes. Os demais partidos representados na Casa, são: PV, Domingos de Paula; MDB, Elinner Rosa; PODE, Fernando Paiva; PHS, João da Luz e PRP, Pedro Mariano.