O projeto de lei apresentado cita como objetivo, promover debates e atividades para divulgar políticas públicas e cuidados integrais para crianças com traqueostomia

Na última segunda-feira (08), o vereador José Fernandes (MDB) apresentou um projeto de lei em Anápolis que institui o Dia Municipal da Criança Traqueostomizada. A data, já comemorada nacionalmente em 18 de abril, será oficializada como dia municipal.
De acordo com o vereador, “existem enormes dificuldades dos profissionais de saúde no Brasil em lidar com essa condição, e falta padronização de cuidados”
“Toda criança com traqueostomia”, segue o vereador, que também é médico, “necessita de trocas regulares, entre 1 a 3 meses, dependendo do tipo de cânula. Os cuidados e seguimento adequados podem evitar complicações que colocam a vida dessas crianças em risco”.
O que é Traqueostomia
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece uma comunicação direta entre a traqueia e o meio externo por meio da colocação de uma cânula na traqueia.
Esse procedimento, em especial no lactente e no recém-nascido, tem sido associado a maior morbidade e mortalidade quando comparado aos adultos.
A traqueostomia pode ser realizada em crianças de qualquer faixa etária, inclusive em lactantes menores que 1 ano de idade.
Elogios
O projeto foi aprovado com a totalidade integral dos presentes e recebeu elogios.
O vereador professor Marcos Carvalho destacou a importância de realizar um mapeamento para identificar quem são e onde estão essas crianças e pensar em formas de atender e incluí-las de forma efetiva.
O vereador Jean Carlos propôs um levantamento sobre as condições dessas crianças nesta situação e como o parlamento pode ajudar com suplementos alimentares e outras questões práticas.
Já o vereador O vereador Policial Federal Suender parabenizou a iniciativa e reforçou como ela é importante contando de sua experiência enquanto esteve traqueostomizado.
Parabenizaram ainda a iniciativa a vereadora Andréia Rezende, Reamilton Espíndola e Jakson Charles.