VERSÃO FLIP
domingo, 8 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 8 de fevereiro, 2026
Contexto

Limite de 10 minutos para idas ao banheiro não configura assédio moral

de Jornal Contexto
27 de outubro de 2023
em Justiça
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
TRT Banheiros

Foto ilustrativa/Internet

A Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) negou provimento ao recurso do Ministério Público do Trabalho e manteve a sentença da Justiça do Trabalho em Luziânia, Goiás, que entendeu não caracterizar assédio moral a fixação de tempo máximo de 10 minutos para o empregado permanecer no banheiro.

O colegiado entendeu que, em condições normais, esse tempo é suficiente para a realização das necessidades fisiológicas, considerando a desnecessidade de prévia autorização e a inexistência de limitação da quantidade de vezes em que o empregado pode ir ao banheiro.

O MPT-GO questionava uma regra do Vapt-Vupt de Cristalina, cidade da jurisdição luzianiense, acerca do tempo de permanência dos empregados nos banheiros.

Alegou a ocorrência de constrangimentos supostamente praticados pelo coordenador do Vapt-Vupt em relação à ausência no posto de atendimento, para uso de banheiro e consumo de água com o controle exagerado das pausas.

Disse que determinar o tempo máximo para idas ao banheiro e para beber água, com fiscalização ostensiva e a possibilidade de aplicação de penalidades, representaria abuso do poder diretivo e violação da dignidade do ser humano, capaz de gerar dano moral coletivo.

Regramento

O relator, desembargador Elvecio Moura, observou que o estado de Goiás informou que o registro de pausa no computador para ir ao banheiro faz parte do regramento do Vapt Vupt, como meio de manter a regularidade no serviço, para não deixar o cidadão esperando.

Entretanto, pontuou o desembargador, o estado asseverou não haver barreiras para a ida ao banheiro e para tomar água. Santos ainda considerou a apuração feita pelo estado sobre as denúncias de assédio recebidas pela ouvidoria estadual e entregue nos autos por meio de um relatório.

Leia ainda: Projeto de Lei, aprovado em extra da Câmara, amplia uso do Ginásio Newton de Faria

Em seguida, o relator explicou que o assédio moral caracteriza-se pela prática de variados artifícios levados a efeito no ambiente de trabalho pelo assediador, superior hierárquico ou não do assediado, que, de forma deliberada e sistemática, repetitiva e/ou continuada, comete violência psicológica contra a vítima, com o objetivo de ir minando a sua autoestima, dignidade e reputação, até destruir, por completo, a capacidade de resistência dessa pessoa.

Elvecio Moura disse que nos autos não há provas sobre as limitações das pausas para ir ao banheiro e beber água, tampouco abuso por parte do coordenador nas cobranças pelo cumprimento das normas.

Tribunal Regional do Trabalho em Goiás

O relator citou ainda constar no relatório o registro das insubordinações dos servidores, testemunhas no inquérito civil realizado no MPT assim como na ação civil pública.

Para Moura, diante dos registros das fichas funcionais, não seria possível dar credibilidade aos depoimentos prestados constantes tanto no inquérito civil como na ação civil pública.

O desembargador também entendeu que a fixação de tempo máximo de 10 minutos para o uso do banheiro e 3 minutos para beber água, sem restrições ao número de vezes, não seria ilegal. (Processo: 0010426-74.2022.5.18.0131)

Com informações do TRT 18ª Região

Rótulos: capa

Mais Artigos

Imagem: Reprodução/Gemini

Cartórios passam a autenticar conteúdos publicados na internet como prova jurídica

de Anna Rhaissa
27 de janeiro de 2026
0

Novo serviço permite validar postagens, mensagens e páginas de sites com fé pública Cartórios de notas de todo o país...

Antes do descarte, partes interessadas poderão solicitar a retirada ou cópia de documentos. Imagem: Reprodução

TRT-GO anuncia descarte de processos físicos e orienta sobre retirada de documentos

de Jornal Contexto
16 de janeiro de 2026
0

Tribunal do Trabalho de Goiás eliminará processos em papel e fixa prazo para solicitação de cópias O Tribunal Regional do...

Foto: Ascom/TRT8

Nova política nacional muda o modelo de atendimento da Justiça do Trabalho

de Anna Rhaissa
15 de dezembro de 2025
0

CSJT torna obrigatória a atuação itinerante da Justiça do Trabalho Os juízes do trabalho de todo o país passarão a...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução/Rota Policial Anápolis

    Preso homem investigado por abuso de vulnerável e armazenamento de pornografia infantil em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Carro popular ficará mais caro em 2026; alguns modelos sobem R$ 30 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Menino de 13 anos nada por horas e salva mãe e irmãos após temporal

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Operação em Goiás mira suspeitos de forjar mandados de prisão contra Lula e Moraes

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Base Aérea de Anápolis está no livro que celebra os 85 anos da FAB

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui