VERSÃO FLIP
quinta-feira, 18 de setembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 18 de setembro, 2025
Contexto

Livro aborda crescimento de partidos no País e a influência do STF

de José Aurélio Mendes
10 de dezembro de 2021
em LITERATURA
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Título é assinado pelo advogado, especialista em Direito Tributário e mestre em Direito Constitucional, Pedro Sales, atual presidente da Goinfra

“A Hiperfragmentação Partidária no Brasil” é o título do livro lançado na noite desta quinta-feira, 09/12, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

A autoria da publicação é do advogado, especialista em Direito Tributário e mestre em Direito Constitucional, Pedro Sales, atual presidente da Goinfra (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes).

Goiás bate recorde no abate de frangos e é 5º no ranking nacional

Trata-se de uma pesquisa acurada que mostra o crescimento do número de partidos políticos no Brasil, ao longo dos anos, inclusive, por conta de decisões oriundas do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pedro Sales debruçou-se por cerca de um ano no tema do livro, que traz no seu bojo uma pesquisa para a sua tese de mestrado. E é, também, o resultado da experiência profissional adquirida pelo mesmo nos cargos que exerceu em Brasília, em especial, como analista judiciário no STF, como assessor parlamentar no Senado e assessor de ministro.

Pedro Sales, ao centro, lançou livro com abordagem crítica acerca dos partidos políticos

O autor do livro “A Hiperfragmentação Partidária no Brasil”, falou com exclusividade ao CONTEXTO. Segundo ele, na verdade, o livro traz uma crítica ao cenário político partidário e, isso, em muito, deveu-se a decisões equivocadas no âmbito do STF que, ao interferir na seara política acabou gerando uma espécie de “mercantilização partidária”.

Ideologia

Ou seja, conforme observa, abriu-se uma brecha para que se criassem partidos como se criam negócios, remetendo a um segundo plano, por exemplo, a questão da caracterização ideológica. A ideia do livro, portanto, veio da curiosidade em aprofundar sobre o fato de o Brasil ser um dos países com maior número de partidos no mundo.

Hoje, segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral, há 33 agremiações devidamente registradas no País, das mais diferentes matrizes ideológicas.

Pedro Sales avalia que um sistema com muitos partidos sem uma caracterização e sem bandeiras definidas, “não faz muito sentido e custa caro para a sociedade”, referindo, por exemplo, aos recursos que são direcionados às legendas pelos fundos partidários existentes, tempo na televisão e outros.

Entretanto, o escritor pontua que está ocorrendo um processo de mudança de visão, na medida em que as regras para a criação de novos partidos se tornam mais rígidas. “Acredito que com o tempo vamos ter um quadro mais satisfatório”, pontuou.

Pedro Salles ressalta que além do lançamento em Goiânia, pretende apresentar o seu livro em outras localidades onde houver oportunidade e, também, informa que estará, por meio de sua assessoria, divulgando oportunamente os canais onde a publicação pode ser adquirida.

Rótulos: A Hiperfragmentação Partidária no BrasilCentro Cultural Oscar NiemeyerdestaqueGOINFRApartidos políticosPedro SalespolíticaSTF

Mais Artigos

Gerações literárias: Haydée Jayme, legado deixado à história, e Natalina Fernandes, atual presidente da ULA. Imagem: Arquivo

A Literatura de Anápolis: vozes que contam a história da cidade

de Redação
21 de agosto de 2025
0

Celeiro de talentos na área literário, esse segmento representa uma força importante no contexto da cultura local Anápolis, cidade goiana...

União LIterária Anapolina - ULA

Em Sessão solene, ULA comemora seus 25 anos de fundação

de Claudius Brito
24 de junho de 2025
0

A União Literária Anapolina, a ULA, comemorou o Jubileu de Prata, ou seja, os seus 25 anos de fundação, durante...

Foto: Divulgação/UFG

Morre Gilberto Mendonça Teles, ícone da literatura e cultura goiana

de Anna Rhaissa
5 de dezembro de 2024
0

Gilberto Mendonça Teles, um dos maiores nomes da literatura brasileira e da cultura goiana, faleceu na noite desta quarta-feira, 4...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Céu nublado antes de chuva em Goiânia, Goiás — Foto: Wildes Barbosa

    Alerta de tempestade é emitido para mais de 30 cidades em Goiás. Anápolis é uma delas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cientistas descobrem tubarões vivendo dentro de vulcão ativo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Vereadores trocam acusações sobre dívidas de chope em novo bate-boca na Câmara

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Preso, homem manipulava idosa holandesa para aplicar golpe de quase R$ 300 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Veja como votaram os deputados de Goiás na PEC da Blindagem

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui