Leia também: Anvisa emite alerta sobre fórmulas infantis e segurança alimentar
Lote de coco ralado suspenso por excesso de conservante
Além dos azeites, a Anvisa também determinou a suspensão da venda e o recolhimento do lote 030424158 de coco ralado da marca Coco & Cia. A decisão se baseia na detecção de dióxido de enxofre em níveis superiores aos permitidos. O conservante, que é comumente utilizado na preservação de alimentos, estava presente no lote em quantidade que poderia representar riscos à saúde do consumidor.
Empresa responde à decisão da Anvisa
A Coco & Cia se manifestou por meio de nota, declarando que foi surpreendida pela publicação da Anvisa. A empresa afirmou que, em 29 de julho, já havia recolhido o lote afetado de forma voluntária, logo após ser notificada pela agência. “A inconformidade estava presente apenas no lote já citado, que foi recolhido e não circula mais no mercado. Lamentamos o ocorrido e não compreendemos o porquê da Resolução ter sido divulgada meses após o ocorrido ser resolvido”, esclareceu a marca.
Implicações para o consumidor
Com a suspensão, consumidores devem estar atentos à possível presença desses produtos no mercado. A Anvisa reforça a importância de seguir os regulamentos para garantir a segurança alimentar, alertando que produtos com origem desconhecida e fora dos padrões de segurança podem representar riscos à saúde pública.