Instituição tem uma de suas principais unidades na cidade de Cocalzinho, onde ocorreram as buscas e a morte do marginal
Durante duas semanas, a história da perseguição de Lázaro Barbosa tomou conta dos noticiários nacionais e redes sociais. Os fatos transformaram a região de Cocalzinho, cidade goiana próxima a Corumbá, no foco das atenções e no centro de uma caçada policial de enormes proporções. Lázaro era perigoso e, com sua conduta prejudicial à sociedade, colocou sob o holofote uma região até então praticamente desconhecida da maioria dos brasileiros.
Cocalzinho, Edilândia e Girassol foram vistas pelas pessoas como lugares perigosos, onde criminosos poderiam surgir, cometer barbaridades e se esconder. Ao observar isso, o pastor Wildo dos Anjos, fundador da Missão Vida, ficou preocupado. Ele sabia que a região era justamente o contrário. Tanto é que foi escolhida para sediar uma das maiores unidades do complexo de recuperação da missão.
Briga generalizada em posto de combustível termina com dois presos
Assim que Lázaro foi capturado, Wildo teve a ideia de produzir um documentário que mostrasse a verdadeira vocação daquela região, tirando de uma história ruim a oportunidade de mostrar algo de bom, aproveitando que o nome da cidade de Cocalzinho ainda estava bem evidente na mídia. Dessa forma, foi possível contextualizar a fatalidade sob outro ponto de vista, resgatando algo positivo dessa visibilidade dada à região.
O documentário “Lázaro, o santo; Lázaro, o bandido” foi produzido em tempo recorde, com o objetivo de mostrar uma nova perspectiva com ênfase nas qualidades da região. Tranquilidade, moradores hospitaleiros, honestos e trabalhadores, belezas naturais e economia pujante. Traçando um paralelo com a história de homens em situação semelhante à do malfeitor, mas que conseguiram mudar o curso das suas.
O filme tem 15 minutos de duração e foi produzido com o apoio cultural de diversas empresas e das Prefeituras Municipais de Cocalzinho, Corumbá e Pirenópolis/GO. Foram entrevistados moradores que compartilharam suas histórias, mostrando com seus testemunhos que o homem mau pode se transformar num benfeitor. Nunca é tarde para desacreditar e passar para o lado do bem.
“Vejo isso todos os dias. Pessoas se recuperando de uma vida de crimes, de drogas, de abandono, de vícios. Mas para isso é preciso querer”, explicou o pastor. Mesmo o bandido Lázaro, ainda que estivesse podre por seus pecados, como estava podre o amigo de Jesus de mesmo nome, morto há três dias, confirme citado na Bíblia, poderia ressuscitar e ter uma nova vida, sendo salvo por Jesus. “Repito. Vejo isso acontecer todos os dias. Basta querer enquanto é tempo”, enfatizou Wildo.
A primeira exibição pública do documentário sobre Lázaro aconteceu no Centro de Eventos da Missão Vida em Cocalzinho. A estreia nacional está marcada para o dia 31 de Julho, com transmissão simultânea para 500 igrejas do Brasil. “É um documentário essencial para quem quer se inspirar em histórias reais para reescrever sua própria história”, recomendou o pastor.
A Missão Vida
Missão Vida é uma instituição filantrópica cristã que atua junto aos dois grupos sociais mais sofridos e miseráveis: moradores de rua e crianças em situação de risco. Fundada em 1983, teve como embrião a amizade de um adolescente e um mendigo em 1976, em Anápolis/GO. Atualmente, é uma das maiores organizações não governamentais do país, com capacidade para atendimento de mais de 1.500 pessoas em unidades de 10 estados em todas as regiões do Brasil e na África. A maior unidade da Missão Vida está localizada em Cocalzinho/GO.
Contatos:
Fones: 3318 1985
WhatsApp: 62 98250 7772 / 62 98345-0035
E-mail: comunicacao@mvida.org.br