A indicação ocorreu nesta segunda-feira, 18/9, durante uma reunião no escritório político do deputado federal José Nelto, em Goiânia, com as presenças do presidente regional do PP, Alexandre Baldy e do secretário estadual de Indústria e Comércio, Joel Sant`Ana Braga, irmão de Baldy.
Nas suas redes sociais, Leandro Ribeiro afirmou: “Nunca escondi o meu sonho de contribuir com a cidade de Anápolis como prefeito, assim como fiz como vereador e Presidente do Legislativo por duas vezes”.
Na manhã desta terça-feira, 19/9, em entrevista à Rádio Manchester, Leandro conformou o convite para ser o pré-candidato.
A questão é saber os prós e contras dessa mexida no tabuleiro político dada pelo PP goiano, com repercussão no quadro das eleições para Prefeito, em Anápolis.
É sabido que parte do Progressistas tem buscado uma aproximação com o Governo Lula, em nível Federal. Isso, de fato, ocorrendo, colocaria Leandro numa situação não muito confortável, visto que ele sempre colocou-se como integrante da chamada direita.
Leia também: Após cirurgia cardíaca, vereador José Fernandes retoma atividades na Câmara
A movimentação do PP pode não ter sido a principal motivação, mas pode ter sido a gota d´água para a saída de Roberto Naves do partido. Essa saída já é dada praticamente como certa, mas ele próprio ainda não fez esse anúncio de forma oficial.
Assim, sendo, Leandro teria que buscar um novo grupo, pois é fato que o chefe do Executivo quer ter um nome para a sua sucessão. Leandro seria uma das opções. Agora, entretanto, essa condição pode ficar um pouco mais distante.
Conversa com Roberto
Na entrevista à Rádio Manchester, Leandro afirmou que irá procurar o Roberto Naves para conversar sobre “a real motivação” dessa saída do PP, que ele, Leandro, disse ter tido conhecimento por meio das redes sociais.
Inclusive, ele fez questão de pontuar que continuará votando as matérias do executivo com a responsabilidade que teve e que reconhece os avanços positivos da gestão Roberto Naves. Ou seja, não será oposição.
Outra questão é como essa movimentação irá repercutir no Palácio das Esmeraldas, visto que o prefeito Roberto Naves é aliado de primeira hora do governador Ronaldo Caiado.
Por fim, deve-se pesar na balança se uma pré-candidatura precoce pode contribuir para que haja um desgaste do nome de Leandro, pois ainda tem muito caminho a ser percorrido.
Políticos experientes, como o ex-prefeito e deputado federal Antônio Gomide (PT), embora seja apontado como candidato natural do PT à sucessão municipal, tem evitado ao máximo aparecer nessa condição.
Por outro lado, Leandro Ribeiro tem a seu favor o fato de, a partir de agora, a responsabilidade de construir essa pré-candidatura e fazer uma articulação que venha trazer musculatura para esse projeto político que, como ele mesmo diz, é um sonho acalentado. Então, o primeiro passo foi dado.
Comentários 2