Por Vander Lúcio Barbosa
Dia 11 de março completou cinco anos da declaração da pandemia do coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É uma passagem emblemática, por tudo que foi vivenciado no mundo, no Brasil e, claro, em Anápolis.
Lá em 2020, tinha-se pouco conhecimento sobre a Covid-19, a doença que teve seu epicentro na China e se espalhou pelo mundo, fazendo milhares e milhares de vítimas. Medidas restritivas tiveram de ser adotadas, como o fechamento de atividades econômicas, porque era naquele momento, uma forma de evitar que houvesse uma propagação maior do vírus.
A ciência entrou em campo e as pesquisas permitiram com tempo relativamente curto, chegar a uma vacina. A partir daí, houve uma desaceleração do coronavírus, que perdeu força. As unidades de saúde, que ficaram à beira de um colapso, ficaram mais aliviadas dessa pressão.
Desde então, passados cinco anos, tivemos muitos aprendizados relacionados à pandemia, que aliás não foi a primeira na história da humanidade. Várias outras já ocorreram, ceifando muitas vidas.
Mas, não acabou! A OMS retirou a condição de emergência sanitária, mas não retirou até hoje a situação de pandemia.
Mas, essa é uma questão técnica. Para nós, de maneira em geral, fica a necessidade com os cuidados que devemos ter em relação às doenças virais. Cuidados simples como aquele de asseio das mãos, do uso de máscara quando estiver com sintoma gripal. Cuidados também na higienização dos alimentos do dia a dia. Enfim, tarefas pequenas, mas que fazem diferença à nossa saúde, à nossa vida.
Não vamos nos esquecer do que se passou na pandemia, porque temos muito ainda de tirar de aprendizado não só em relação à saúde, mas à valorização do ser humano e o exercício da fé, que naquele momento foi importante para mantermos o equilíbrio.
Enfim, não acabou e vamos em frente, com paz e saúde!
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.