Veja as principais ocorrências policiais de Anápolis e região, desta semana. Primeiramente veiculada na edição 892 do Jornal Contexto.
Homenagem
O 4º Batalhão da Polícia Militar e a Companhia de Policiamento Especializado (CPE) realizaram na manhã de segunda-feira, 15/5, a entrega de medalhas e demais honrarias aos policiais militares da ativa que se destacaram e aos veteranos que foram para a reserva no período recente. Ao todo, mais de 140 (cento e quarenta) condecorações foram entregues para um total de quase 90 integrantes e ex-integrantes da gloriosa. O comandante geral da PM, Coronel André Henrique, esteve presente e ressaltou a importância da solenidade para aqueles que se dedicam em proteger a sociedade, mesmo com o risco da própria vida. O evento também contou com o prestígio de diversas autoridades da área da segurança pública e da cidade de Anápolis, entre elas o Comandante do 3º CRPM, Coronel Alyson, que coordenou ativamente os preparativos com a tropa.
Violência doméstica I
Na tarde de quarta-feira,17/5, equipes do 28ºBPM foram acionadas para averiguar situação de violência doméstica onde o autor havia quebrado diversos móveis da residência e injuriado sua esposa evadindo do local. Após realizado o patrulhamento, o agressor foi encontrado em via pública. Diante da situação de flagrante, o indivíduo foi encaminhado à Delegacia de Polícia para as providências legais.
Violência doméstica II
Uma equipe de policiais militares do 4º BPM atendeu uma ocorrência, na terça-feira, 16/5, onde um filho teria agredido os pais e, também, a irmã. Ao chegar no local, a guarnição conseguiu prender em flagrante o autor que foi apresentado na Central de Flagrantes de Anápolis. Ele deverá responder pelos crimes de desacato e lesão corporal no âmbito de violência doméstica.
Furto de energia
O 4ºBPM realizou uma ação conjunta com a empresa Equatorial Energia na manhã de terça-feira, 16/5. O objetivo da operação, foi a remoção de instalações de energia elétrica feitas de forma irregular em casas e comércios em um bairro da área sul de Anápolis. As ligações que não observam as normas técnicas adequadas oferecem riscos à população, que incluem: curtos-circuitos, incêndios, choques elétricos e danos aos equipamentos elétricos. Além disso, os procedimentos que não atendem aos padrões e exigências legais estão passíveis de sanções, podendo resultar em multas, interdição do imóvel ou até mesmo processos criminais, dependendo da gravidade das infrações cometidas.
- A Operação de Policiamento Ostensivo Geral é uma estratégia empregada pelo 4ºBPM com o objetivo de promover a presença visível e ativa dos policiais em toda região sul de Anápolis. Essa operação visa garantir a segurança, prevenir crimes e promover a tranquilidade da população.
- Visando coibir o crime de roubo a pessoa e a ação de estelionatários nas proximidades das agências bancárias, o 3º CRPM determinou que sejam intensificadas as ações de policiamento ostensivo com pontos de estacionamento e abordagens.
- Na tarde de terça-feira, 16/5, equipes do 28° BPM e Força Tática de Anápolis, durante realização da Operação Saturação, tiram das ruas em menos de 12 horas, três indivíduos com mandado de prisão em aberto.
- A CPE Anápolis e a Polícia Penal deflagram operação conjunta para cumprimento de 6 mandados de prisão por diversos crimes: homicídio, roubo, furto, estupro, organização criminosa, falsidade ideológica, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.