fbpx
VERSÃO FLIP
segunda-feira, 15 de agosto, 2022
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 15 de agosto, 2022
Contexto

Número de adoções em Anápolis despenca com a chegada da pandemia

de José Aurélio Mendes
19 de junho de 2021
em Anápolis, Social
Reading Time: 5 mins read
0 0
0
Famílias estão preferindo esperar as condições sociais estabilizarem para seguiram com o processo (Foto: Internet)

Famílias estão preferindo esperar as condições sociais estabilizarem para seguiram com o processo (Foto: Internet)

Em 2019 foram 17 processos concluídos, contra apenas quatro no ano passado. Esse ano, apenas uma criança foi adotada.
José Aurélio Mendes Soares

Adotar uma criança ou adolescente já é um processo delicado, que exige muito preparo e análise numa situação normal. Com o cenário trazido pela pandemia, a situação se complica de tal maneira que torna-se quase inviável. Não pelo processo em si, mas pela indisposição das famílias, que preferem aguardar até que as condições sociais se estabilizem para viabilizarem as adoções.

De acordo com o juiz da infância e da juventude Carlos Limongi, em 2019 foram 17 adoções bem sucedidos em Anápolis. No ano da pandemia, esse número caiu para quatro. E em 2021, apenas um foi concluído. Os dados são preocupantes do ponto de vista social, mas Limongi acredita que se trata de um revés temporário. “Quando uma família se dispõe a iniciar um processo de adoção, a primeira coisa que se preocupam é em poder oferecer todas as condições para o desenvolvimento do adotado. Um nível de segurança que diminui muito frente à realidade imposta pela pandemia”, esclarece.

Segundo Limongi é uma situação que tende a voltar ao normal quando a pandemia passar. “Apesar de preocupante, acreditamos que tudo isso vai se normalizar e poderemos dar sequência à ao nosso trabalho com mais celeridade, reduzindo o volume de pessoas na fila para adoção”, prevê o juiz. Atualmente existem 111 inscritos para participar do processo.

VOCÊ PODE GOSTAR

Fragmentos da História – 863

Sai resultado de licitação para retomada da obra do antigo prédio da Câmara

Susto na madrugada! Bueiros na Avenida Goiás expelem muita fumaça

Juiz da infância e juventude, Carlos Limongi

Outro ponto destacado pelo juiz é que os protocolos de segurança sanitária restringiram bastante o contato necessário para a aproximação exigida num processo de adaptação. É que, na adoção, as famílias e a pessoa a ser adotada vão se conhecendo aos poucos, simulando um processo natural em que o contato pessoal é muito importante.

Na pandemia, esse contato tem sido feito virtualmente, de maneira remota. O que não é a mesma coisa. Desde 2020, a maioria dos procedimentos está acontecendo por meio virtual. O contato da equipe do Juizado com os postulantes, a apresentação do caso para que possam conhecer um pouco da história da criança, o contato da equipe da instituição, depois o contato da criança com os postulantes e o estabelecimento de uma rotina de diálogo. Tudo está sendo feito de forma remota.

Caiado anuncia ampliação do Projeto da Cerveja de Mandioca

Só depois é que se estabelece um momento, respeitando as questões de biossegurança, em que a criança possa estar com os postulantes, antes de se iniciar o estágio de convivência. “Antes, nas adoções tardias, a criança ia para ficar com o casal somente no estágio de convivência, agora não, elas passam uma semana, um feriado, para só depois começar a conversar sobre o início do estágio de convivência. O acompanhamento de todos esses processos é feito de modo virtual e, quando é imprescindível, ocorre de modo presencial”, detalha ele.

Antes era possível acompanhar a rotina da criança, podia haver passeios, o que se tornou inviável em razão da pandemia. Mas isso não quer dizer que os processos de adoções estão parados. “Não existe hoje uma falta de pretendentes, apenas o receio pelo momento pandemia. Qualquer família pode entrar em contato com a equipe do Juizado para receber todas as informações e acompanhamento necessários para completar o processo, assim como recebemos também mães que queiram entregar seus filhos para Adoção, sem recriminação”, conclui Limongi.

TJGO realiza capacitação sobre alimentação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento

A utilização e manutenção adequada do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) é o tema de um webinário organizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug).

A capacitação será realizada no dia 22 de junho (terça-feira), das 9 às 11 horas, pela plataforma de videoconferência Zoom. O presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Nicomedes Domingos Borges, o coordenador da Infância e Juventude, juiz Carlos José Limongi Sterse, e a coordenadora adjunta, juíza Célia Regina Lara, participam da abertura.

O evento é voltado às juízas e aos juízes com competência na infância e juventude em Goiás, integrantes das esquipes técnicas, de gabinete e escrivania, em especial, os usuários no SNA/CNJ. Os participantes do curso ficarão responsáveis, posteriormente, pela correta e permanente alimentação do sistema. Inscrições pelo link: https://eadejug.tjgo.jus.br/

A programação inclui palestras sobre a importância dos registros no SNA; sensibilização sobre o assunto; audiências concentradas e repasse das informações e, ainda, apresentação do manual do Sistema. Também haverá tempo para debate e dúvidas.

O SNA

A alimentação adequada do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) faz parte dos requisitos que devem ser cumpridos pelos tribunais no Prêmio CNJ de Qualidade. O SNA foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2019 e nasceu da união do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA).

O sistema possui um recurso de alertas, com o qual os titulares da área da Infância e Juventude e as corregedorias podem acompanhar todos os prazos referentes às crianças e adolescentes acolhidos e em processos de adoções, bem como de pretendentes. (Centro de Comunicação Social do TJGO).

Rótulos: Adoção AnápolisAdoçõescapaCarlos LimongiSistema Nacional de Adoção e Acolhimento

Mais Artigos

foto antiga da rua antônio carlos, em anápolis

Fragmentos da História – 863

de Claudiomir Justino Gonçalves
12 de agosto de 2022
0

Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede) Colégio Couto Magalhães, 1948...

Prédio da Câmara Anápolis

Sai resultado de licitação para retomada da obra do antigo prédio da Câmara

de Claudius Brito
12 de agosto de 2022
0

O Diário Oficial do Município de Anápolis, que circula nesta sexta-feira, 12, traz uma boa notícia: saiu o resultado da...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis terá mais de 50 candidaturas para vagas de deputados

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempero goiano: novela gravada em Pirenópolis conta com atriz anapolina

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Bolsonaro recua e revoga decreto que prejudicava corretores de imóveis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Susto na madrugada! Bueiros na Avenida Goiás expelem muita fumaça

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar