Pela quarta vez consecutiva, estado deixou de repassar informações para o levantamento
Da Redação
No primeiro semestre deste ano, que compreende de janeiro a junho, 3.148 pessoas foram mortas por policiais no Brasil, isso representa um aumento de 7% se comparado com o mesmo período do ano passado.
Em agosto de 2019, um total de 2.934 óbitos foram registrados e já fazem quatro anos que Goiás não repassa os dados para o levantamento nacional, divulgado na última quinta-feira (03/09).
A pesquisa faz parte do Monitor da Violência realizado pelo portal G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a partir de dados repassados pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública.
Conforme informado por Clara Velasco e Felipe Grandin, dois dos autores da matéria, o levantamento durou mais de dois meses para ser concluído. Os dados foram solicitados via Lei de Acesso à Informação (sob a mesma metodologia utilizada nos anuários do Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e também foram pedidos às assessorias de imprensa das secretarias da Segurança.
Ainda de acordo com a pesquisa, Goiás é o único estado brasileiro que não informa nenhum dado para o estudo. “Já é a quarta vez que o governo se recusa a divulgar informações públicas para um levantamento nacional do Monitor da Violência (em três destas vezes, o pedido foi referente à letalidade e vitimização policial)”.
Informações divulgadas pelo Grupo Globo e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública