O Jornal O GLOBO (1), em recente edição, traz matérias que tratam sobre o que esperar, em 2021, com relação à situação financeira de dois grandes municípios brasileiros. Os artigos abordam o déficit público municipal, a redução do orçamento e o “aumento de demanda por serviços públicos – principalmente em saúde e educação […].”.
Além de dar luz às contas públicas, um dos artigos aponta o término do auxílio emergencial como complicador do quadro social. Mas o destaque fica mesmo…
… por conta… das contas!
Trata-se, ainda, sobre “fazer um ajuste que credencie a prefeitura a obter empréstimos com o aval da União […]”.
Bem… encerrada a euforia pela vitória no pleito municipal, começa o verdadeiro objetivo da delegação da vontade do povo (expressa pelo voto).. administrar a Cidade! E com letra maiúscula, sim; pois é neste espaço geográfico que tudo acontece!
Encerrado o processo eleitoral, todos nós, sem exceção, devemos torcer para que tudo na cidade em que vivemos dê certo. Não é mesmo?
Então… vamos lá! Como estão as contas de nossa Cidade? Com maiúscula, sim, pois é a sua Cidade… é a minha Cidade… é a nossa Cidade!
E é por isso que podemos fazer mais, podemos prosperar mais!
Ao encontro do que esperar, primeiramente, é preciso entender um dos índices chamado de Capacidade de Pagamento (CAPAG) (2), o qual “apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais que querem contrair novos empréstimos com garantia da União.”. O que, em uma análise bem simples, se traduz em conseguir juros baixos ou altos; por óbvio, dependente do aval, ou não, do Tesouro Nacional, para contrair empréstimos com instituições financeiras.
Pelo exposto, e colocando-se mais luz sobre municípios goianos, que tal… você leitor… verificar a situação de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás… Itumbiara… Jaraguá… Nerópolis… Campo Limpo de Goiás… Anhanguera… enfim, verificar a situação da sua cidade (uma de nossas 246 cidades goianas); bastando, assim, um simples clique.
Já pensou em fazer esta consulta? Curioso? Acesse https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag
Fica o desafio, pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!
E neste prosperar, que tal darmos atenção aos nossos prefeitos, aos nossos vereadores e às pautas que podem salvar a nossa economia? Afinal… nós delegamos a nossa vontade aos eleitos para o exercício da gestão municipal.
Fica o desafio, pois podemos fazer mais, podemos prosperar mais!
Brigadeiro Bragança foi Comandante da Base Aérea de Anápolis em 2008-2009




