Inaugurado no dia 30 de dezembro de 2010, portanto, há quase 15 anos, o Parque Ipiranga, desde então, é um dos principais pontos de lazer da população de Anápolis e, também, é um dos principais cartões-postais da cidade.
O parque, localizado na região do Bairro Jundiaí, ocupa uma área que antigamente tinha uma floricultura municipal e um campo de futebol. Esse espaço, porém, foi degradado e quase foi parar nas mãos na iniciativa privada.
Mas, o Parque Ipiranga, após a sua implantação, na gestão do então prefeito Antônio Gomide, mudou o cenário. Ao seu redor, vários prédios de apartamentos foram edificados, o comércio se expandiu e o mais importante de tudo, as pessoas ganharam um local acolhedor para passeio, caminhada, contemplação, práticas esportivas, eventos culturais.
Enfim, o parque é do povo e é o seu ambiente mais democrático, diga-se de passagem.
Agora, passados quase 15 anos desde a sua inauguração, a gestão do prefeito Márcio Corrêa começa a promover ali um projeto de revitalização.
Os dois parques das crianças, que estavam com os brinquedos estragados, inclusive, já foram removidos a algumas semanas.
A principal ponte já está fechada para ser reformada, assim como os decks. Um deles, o principal, estava prestes e cair.
Além disso, foi iniciado também o serviço de recuperação da grama e de canteiros.
Não é uma tarefa fácil, pois é um parque grande, com cerca de 45 mil metros quadrados, que ao longo dos anos não teve a manutenção devida e, por conta disso, os problemas foram se avolumando.
Sendo assim, não é do dia para noite que vai acontecer essa revitalização, mas ela já começou e era necessária, inclusive, para garantir maior segurança aos frequentadores.
O Parque Ipiranga é um patrimônio de Anápolis e todos devem ajudar a cuidar dele. Hoje, basta uma volta pelo local e não é difícil de flagrar pixações e equipamentos estragados por vandalismo. Sem contar o lixo que algumas pessoas descartam de qualquer jeito, de forma inadequada, indo parar nos lagos.
Se todo mundo ajudar a cuidar, o parque será sempre um lugar agradável, onde os pais podem levar as crianças para brincar; onde as famílias possam se confraternizar em um pique-nique.
Sobre o Parque Ipiranga
O Parque Ipiranga conta com área de aproximadamente 45 mil metros quadrados, que compreende os terrenos do antigo campo “Pedro Aleixo Queiroz” (Campo do Clube Ipiranga) e da Floricultura Municipal.
Na época, foram investidos aproximadamente R$ 3.22 milhões em infraestrutura, com uma pista de caminhada de 1.172,25 metros; dois lagos com 11.432,69 metros quadrados; uma pista de ciclismo contornando todo o Parque, com extensão de 1.128,69 metros; parque infantil; espaço para educação ambiental; espaços contemplativos; mirantes; teatro de arena; praça de alimentação; estacionamento e pontes. Foi também agregada à estrutura, academia de ginástica para a terceira idade.
Leia também: Marcha para Jesus acontece neste sábado; confira as atrações







