Mudanças no PSD impactam partido em Anápolis

O governador Ronaldo Caiado deve assumir o comando do PSD em Goiás, por ordem do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. O até então presidente, senador Vanderlan Cardoso, perde o controle e, via de consequência, espaço interno na sigla. Essa situação deve impactar o PSD em Anápolis, que até então desenvolve sua estratégia política umbilicalmente ligada a Vanderlan.
Até agora o PSD anapolino é comandado por Joaquim Jacinto de Lima, o Liminha, homem de estrita confiança de Vanderlan. O vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, recém-filiado ao partido, já deixou claro sua afinidade com o senador. O PSD local tem dois vereadores no exercício do mandato (Elias do Nana e Carlin da Feira) e outro licenciado (Divino Antônio, secretário de Esportes).
Sob o comando de Vanderlan o PSD já articulava nomes em Anápolis para a disputa das eleições de deputado estadual e deputado federal, e até de olho numa suplência de senador. Um dos pré-candidatos do partido é o secretário municipal de Indústria e Comércio, Karin Abrahão. Ele confirma à coluna que as mudanças de comando no PSD Goiás provocam, no mínimo, um compasso de espera nos projetos que até então eram debatidos.
“Com a chegada do governador [Ronaldo Caiado] temos que entender o que vai acontecer, que espaços vamos ocupar, ou não vamos ocupar. O que estava delineado não está mais. Temos que nos adaptar e ver o que vai acontecer. Anápolis sempre foi contemplada pelo senador Vanderlan Cardoso, apoiou a formação da chapa do partido e apoia a gestão do prefeito Márcio Corrêa. Precisamos saber se o Vanderlan vai continuar ou não, e qual o pensamento do governador para o partido”, avaliou Karin Abrahão.
PL
A ofensiva do senador e presidenciável Flávio Bolsonaro, para que o PL lance candidatos a governador em todos os estados, beneficia em Goiás o projeto do senador Wilder Morais rumo ao Palácio das Esmeraldas. A mexida de Flávio ameaça alianças e acordos até então adiantados com outros partidos. Em contrapartida, o deputado federal Gustavo Gayer, pré-candidato ao Senado, tenta mostrar ao comando nacional que Wilder não tem musculatura para vencer a eleição e defende aliança com o MDB.
Inquérito
A Equatorial Goiás divulgou Nota à Imprensa nessa semana, pela qual refuta acusações “sem respaldo técnico comprovado e antes da análise pericial regular dos autos”, que sugiram que a empresa tenha entregue às autoridades policiais, deliberadamente, “cabeamento de telecomunicações diverso daquele supostamente envolvido no acidente investigado”. A Polícia Civil teria concluído inquérito, que corre em sigilo, que apura responsabilidades pela morte do menino João Víctor, de 10 anos, vítima de um cabo energizado.
Nova escola
O Governo do Estado entrega nesta sexta-feira, 6, o novo prédio do Colégio Violeta Pitaluga, no Jardim Alexandrina. Foram gastos R$ 3 milhões para a reconstrução da unidade, que agora conta com sete salas de aula, sanitários, biblioteca, laboratórios, refeitório, bloco administrativo, quadra de esportes e pátio.
Data-base
Depois de se reunir com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (SindiAnápolis), o prefeito Márcio Corrêa (PL) deve receber ainda esta semana o Sindicato dos Professores (Sinpma). Duas das pautas comuns das entidades são a cobrança do pagamento do retroativo de janeiro de 2026 e a reposição da data-base de 2026.
Senatoriável por Anápolis

O professor Marcelo Moreira, doutor em políticas públicas e mestre em desenvolvimento econômico, é o pré-candidato do PSOL de Anápolis ao Senado. Respeitado no meio acadêmico, Moreira é professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Econônicas (NEPE). O PSOL integra federação partidária ao lado da Rede Sustentabilidade.
Clássico 1
A decisão da Federação Goiana de Futebol (FGF) em definir torcida única para o clássico Anápolis x Anapolina, no domingo, 8, pelo Goiano/2026, provocou indignação de torcedores e dirigentes da Rubra. A discussão chegou ao plenário da Câmara. Vários vereadores se manifestaram contra a medida e anunciaram o envio de ofício à federação e à Polícia Militar, com intuito de buscar a abertura do jogo para as duas torcidas.
Clássico 2
O prefeito Márcio Corrêa (PL) engrossa o coro daqueles que querem ver as duas torcidas no Estádio Jonas Duarte. Disse que vai busca diálogo com o Ministério Público e com o Batalhão Especial de Policiamento em Eventos (Bepe). Ponderou que há 6 anos a cidade não tem esse clássico e disse que a cidade tem se mostrado segura. E brincou: “não sei se vão barrar o prefeito”.
Licença
O vereador Domingos Paula (PDT) confirma que, ainda este ano, vai se licenciar do mandato, por período mínimo de 3 meses, para abrir espaço ao suplente, Osmar Borges. Domingos disse que isso não estava previamente combinado, mas que o faria para reconhecer a expressiva votação de Borges e com intuito de fortalecer o partido.
Revitalização
Um dos aspectos da proposta de revitalização do centro da cidade, conduzida pela Prefeitura de Anápolis, se refere à desobstrução de passeios públicos. Neste aspecto, é possível deduzir que os vendedores ambulantes devem ser transferidos a uma área localizada em frente ao Terminal Urbano. Uma mexida que afeta também o outro lado da moeda: os comerciantes que expõem seus produtos e obstruem calçadas e áreas de estacionamento de veículos.
Prioridades do legislativo

A Câmara Municipal já realizou três sessões ordinárias em 2026. Em ano de Copa do Mundo e de Eleições Gerais, a presidente da Casa, vereadora Andreia Rezende (Avante), logo na primeira reunião, conclamou seus pares a se concentrarem em pautas relevantes para o município. Falou da revisão do Plano Diretor, que deve ser votada pelos vereadores ainda no primeiro semestre; e do desafio de reverter o que classificou de “regressão” da cidade no aspecto econômico “com o impacto da reforma econômica e empresas que não se adaptam à cidade”. E anunciou que vai apresentar nos próximos dias um plano de trabalho para atuar nessa frente, “ao lado de empresários e entidades classistas”.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




