fbpx
VERSÃO FLIP
sábado, 1 de abril, 2023
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 1 de abril, 2023
Contexto

PEC aprovada, dúvidas continuam

de Nilton Pereira
25 de setembro de 2009
em Política
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

Em sessão conjunta da Câmara Federal e do Senado, o Congresso Nacional promulgou, na quarta-feira, 23, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil, o número de vereadores no País. As emendas à Constituição não vão à sanção presidencial, sendo validadas pelas mesas diretoras das duas casas legislativas.
O texto da PEC afirma que o número de vereadores aumentaria de 51.748 para, até, 59.791, um crescimento de 8.043. Porém, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) diz que, com base em dados populacionais atualizados, o aumento seria de 51.988 para 59.611, ou seja, mais 7.623 vereadores.
Mesmo definindo o aumento no número de vereadores, a emenda constitucional estabelece um teto de gastos para as casas legislativas municipais. Os percentuais de repasse das prefeituras às Câmaras (duodécimos), que hoje variam de 5% a 8%, devem passar a ser de 3,5% a 7%, dependendo da população do município.
Como ficou
O texto aprovado distribui os vereadores em 24 faixas, de acordo com a população dos municípios. As cidades com até 15 mil pessoas terão nove vereadores. O número máximo de 55 vereadores será permitido para municípios com mais de 8 milhões de habitantes (apenas São Paulo se enquadra neste limite).
O artigo sobre os gastos foi motivo de polêmica por ter sido retirado da PEC durante sua tramitação no Senado e o então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), se recusou a promulgá-la. O Senado chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir que a matéria entrasse em vigor, mas acabou desistindo da tentativa, com a mudança na presidência da Casa e a vitória do atual presidente, José Sarney (PMDB-AP).
Quando assumiu a presidência da Câmara Federal, em substituição a Chinaglia, o deputado Michel Temer (PMDB-SP) manteve a postura de não promulgar a PEC até obter a garantia do não aumento de gastos. Assim sendo, a proposta então voltou a tramitar nas comissões da Casa, e o grupo parlamentar criado para debater o assunto redigiu a proposta que disciplina novos percentuais financeiros para o total das despesas do Poder Legislativo Municipal.
Polêmica
Acontece que a aprovação, em segundo turno, não coloca fim ao assunto. É que, apesar de o texto da PEC afirmar que a proposta tem efeito imediato, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, já se manifestou dizendo que, na sua avaliação, é juridicamente impossível que a PEC passe a valer imediatamente.
Segundo Ayres Britto, o TSE editou uma resolução na qual estabeleceu o dia 30 de junho de 2008, como data limite para a promulgação de uma emenda constitucional alterando o número de vereadores da atual legislatura. O Presidente da Câmara afirmou que eventuais problemas serão discutidos no Poder Judiciário.
Problemas
Em muitos municípios brasileiros devem acontecer verdadeiras batalhas judiciais. Devido à controversa interpretação, existem centenas de suplentes dispostos a ingressar, imediatamente, na justiça, visando garantir a vaga, em que pese a opinião de juristas consagrados e de associações de vereadores em vários estados brasileiros, entendendo que a medida só vale para as eleições de 2012.
O caso de Anápolis é mais complicado ainda, pois a PEC estabelece que, pelo número de habitantes (mais de 300 mil), o Município teria, até, 23 vereadores. Mas, a Lei Orgânica do Município, reformada e promulgada em julho deste ano, define que o número será de 21 parlamentares, assim mesmo, a partir das eleições de 2012. Assim sendo, o que prevaleceria: a Lei Orgânica ou a o texto constitucional? Isto, sem contar que, em caso de se definir pela posse imediata, os cálculos para a eleição dos vereadores em 2008, devem ser refeitos e, com o risco de que vereadores em curso do mandato podem ir para a suplência, devido à nova formatação do quociente eleitoral. Partidos que não elegeram vereadores, podem, em tese, com a nova ordenação, dar posse a seus filiados.
Outra questão levantada é sobre a competência para se dar posse aos eleitos: a Justiça Eleitoral, ou a Justiça comum. Isto porque a Justiça Eleitoral só funciona durante o calendário nacional, findo quando do esgotamento dos prazos para recursos. Se for pela justiça comum, não se sabe o rito a ser empregado, podendo acontecer de forma sumária, via liminar, ou, até, no curso natural dos prazos, que, em determinadas circunstâncias, demoram meses ou, até, anos.

Impacto da PEC dos Vereadores
Municípios com até 100 mil habitantes: atualmente podem gastar 8% com o Legislativo municipal. A PEC prevê disponibilização de 7% dos recursos. Cidades atingidas pela mudança 5.312.
Municípios com 100.001 a 300 mil habitantes: Percentual de receita destinada ao Legislativo passa de 7% para 6%. Cidades atingidas pela mudança: 174.
Municípios com 300.001 a 500 mil habitantes: Podiam gastar 6% da receita com os vereadores. Agora, o percentual baixará para 5%. Cidades atingidas pela mudança: 42.
Municípios com 500 mil e um a 3 milhões de habitantes: receita destinada ao Legislativo passa de 5% a 4,5%. Cidades atingidas pela mudança: 34.
Municípios de 3 milhões a 8 milhões de habitantes: redução de 5% para 4% na receita destinada aos vereadores. Uma cidade atingida pela mudança.
Municípios com mais de 8 milhões de habitantes: redução de 5% para 3,5%. Uma cidade atingida pela mudança.

Mais Artigos

Bolsonaro PL

“É com muito orgulho que eu retorno”, diz Bolsonaro, na volta para o Brasil

de Claudius Brito
31 de março de 2023
0

“É com muito orgulho que eu retorno”, declarou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao chegar à sede do Partido Liberal,...

Deputado Rubens Otoni: "no meio político nós (ele e o deputado Antônio Gomide) sempre trabalhamos sintonizados, com respeito e sempre no mesmo rumo"

Rubens nega divisão com Gomide, para ele, o “nome natural” para 2024 em Anápolis

de Vander Lúcio Barbosa
28 de março de 2023
0

O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), considera normal a expectativa do Partido dos Trabalhadores em lançar nome próprio para concorrer...

Marconi Perillo

Marconi descarta possibilidade de candidatura a prefeito de Anápolis em 2024

de Claudius Brito
21 de março de 2023
0

O ex-governador Marconi Perillo, presidente estadual do PSDB, descarou a possibilidade de sair candidato à Prefeitura de Anápolis, nas eleições...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conheça cinco das frutas mais caras do planeta

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Método Cis: conheça o maior treinamento de inteligência emocional do mundo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conselho da Criança e do Adolescente abre oportunidade para novos membros

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara assina contrato para a realização de novo concurso com 15 vagas imediatas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar