Se o presidente Jair Bolsonaro desobedecer a Justiça, o cenário se tornaria propenso a um impeachment de seu governo para 76% dos brasileiros. No feriado da Independência, no dia 7 de setembro, o chefe do Executivo afirmou que não cumpriria qualquer ordem judicial após atacar o Supremo Tribunal Federal (STF).
Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo. O levantamento foi feito em 190 cidades com 3.667 eleitores de 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou menos. Dos entrevistados, 21% acreditam que o presidente não deve ser punido e 3% não souberam opinar.
Pesquisa aponta que Preço do gás de cozinha em Goiás já chega a R$ 117 Reais
No recorte entre os jovens de 16 a 24 anos, 86% defendem o impeachment de Bolsonaro caso ele não cumpra as decisões judiciais. 82% dos mais pobres ouvidos pelo Datafolha também são a favor do impeachment no caso, assim como 94% dos que reprovam o governo de Jair Bolsonaro.
Os mais ricos (32%), os empresários (39%) e os que aprovam o trabalho do presidente (59%) foram mais lenientes com o mandatário. Para estes, ele não deve sofrer proceesso de impedimento em seu mandato caso desobedeça os juízes.