Na Câmara dos Deputados, foi intensa a movimentação de troca de partidos, durante a janela da Justiça Eleitoral. O Partido Liberal comemora 40 novas cadeiras. Da bancada goiana, apenas os deputados Zé Mário e Vitor Hugo trocaram de legenda.
O Partido Liberal passa a ter a maior bancada na Câmara Federal, após o fechamento da chamada janela partidária, que permitiu aos deputados trocarem de legenda sem o risco da perda do mandato.
No início da legislatura, o PL- partido que abrigou, recentemente, a filiação do presidente Jair Bolsonaro- tinha 33 parlamentares e, agora, saltou para 73 deputados.
A segunda maior bancada é a do União Brasil- resultado da fusão entre o DEM e o PSL (partido que elegeu o presidente).
Na sequência, tem o PT (56), o PP (50) e o Republicanos (45), completando as cinco maiores bancadas.
O PL ganhou 40 cadeiras. Republicanos e PP ganharam 15 e 12 cadeiras a mais, respectivamente.
Por outro lado, o partido que mais perdeu cadeiras foi o PDT, que tinha 28 e deve ficar com 20 (perdeu 8); o PSB tinha 32 e deve ficar com 25 (perdeu 7) e o PTB, que tinha 10 e deve ficar com 6 (perdeu 6).
A bancada de Goiás na Câmara Federal tem 17 parlamentares. Na janela, apenas dois deputados trocaram de legenda. O deputado Zé Mário deixou o União Brasil e migrou para o MDB. O seu colega de União Brasil, Vitor Hugo, migrou para o PL.
Os números estão sujeitos a alteração, devido à confirmação das mudanças no sistema da Justiça Eleitoral.
Desde o início da atual legislatura na Câmara Federal, até o momento, 123 deputados trocaram de partido político. Ou seja, quase 1 a cada 4 deputados já mudou de sigla em relação àquela em que se elegeu.



