Vinculado ao Plano Diretor, o PlanMob visa aprimorar políticas e equipamentos públicos para locomoção das pessoas
A Prefeitura de Anápolis dá novos passos rumo à finalização do Plano de Mobilidade Urbana. Recentemente, houve uma audiência pública para a apresentação e debate acerca dos estudos em andamento para a elaboração dessa ferramenta de planejamento urbano, vinculada ao Plano Diretor Municipal.
Levantamento realizado pelo CONTEXTO, mostrou que Anápolis tem hoje uma frota de 305.946 veículos emplacados no próprio Município. A frota circulante, porém, deve ser bem maior.
E, com essa quantidade de veículos, estamos tratando somente de uma das vertentes do Plano de Mobilidade Urbana, que é a questão do trânsito.
Entretanto, o PlanMob tem um horizonte muito mais amplo, tratando de questões diversas relacionadas às formas com que as pessoas se utilizam para se locomoverem nos espaços urbanos.
É o caso, por exemplo, do pedestre que usa calçadas e faz travessias em ruas e avenidas. Do ciclista que usa este meio de transporte seja para o lazer, seja para o trabalho. Temos, ainda. Para exemplificar, o exemplo do transporte público que é utilizado em larga escala pela população, sobretudo, para os deslocamentos de casa para o trabalho e vice-versa.
Pesquisa aponta qual rede social é a mais usada pelas crianças
Até, mesmo, outros meios de transportes como táxi e por aplicativos, estão dentro do arcabouço do Plano de Mobilidade.
Olhando por este lado, a questão do trânsito não é, portanto, nem o maior nem o mais complexo dos desafios.
Aliás, em se tratando de mobilidade urbana, é a visão do conjunto que o planejamento busca trabalhar, a fim de garantir a melhoria de vida das pessoas.
No caso de Anápolis, o trânsito é um gargalo- em algumas situações- porque a cidade não nasceu planejada. Assim, muitas ruas têm caixa estreita.
Não é só isso, em alguns locais no centro da cidade, calçadas estreitas e, ainda, com um poste no meio, obrigam pedestres a usar trecho de ruas.
São problemas de difícil solução. Alguns, talvez, insolúveis. Mas, nada é perfeito e o PlanMob não será também a luz no final do túnel para solucionar todos os gargalos existentes. Contudo, vai colaborar e muito para que soluções sejam trabalhadas a curto, médio e longo prazo.
Participação popular
O tema Mobilidade Urbana não é coisa nova em Anápolis. Em 2011, a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) realizava o I Seminário de Mobilidade Urbana, na época, com o tema: “O Caminho Seguro para a Mobilidade Sustentável”.
Mais adiante, a questão da mobilidade urbana passou a fazer parte do Plano Diretor do Município.
E, a partir da primeira-gestão do prefeito Roberto Naves, o Plano de Mobilidade Urbana, efetivamente, começou a sair do papel e ganhou um contorno mais abrangente.
No começo do ano, a empresa contratada para a elaboração do PlanMob iniciou a fase de diagnóstico, ou seja, de coleta de informações, das mais variadas, sobre todos os aspectos que envolvem a mobilidade urbana; o trânsito, o pedestre, o transporte de massa, ciclovias, estacionamento, enfim, tudo relacionado com o planejamento.
A Prefeitura também criou um hostsite dentro do site oficial do Município (https://www.anapolis.go.gov.br/mobilidadeurban) contento informações sobre o Plano de Mobilidade e uma novidade: um questionário on line para coletar sugestões da população.
Uma ferramenta tão abrangente, não poderia prescindir da participação popular. E, neste caso, o questionário é bastante simples- apesar das questões tratadas- e leva em média de 2 a 4 minutos para o preenchimento.
Depois de receber as sugestões, o projeto caminhará para a sua finalização, na parte técnica. Depois, o projeto será encaminhado para análise e votação na Câmara Municipal. E, uma vez aprovado, o Plano de Mobilidade passará a ser uma lei.
O que é Mobilidade Urbana?
A mobilidade urbana é uma atividade que se refere à locomoção das pessoas entre os espaços para atender às suas necessidades. Ela é definida como qualquer tipo de movimento – a pé, de carro, ônibus, bicicleta, cadeira de rodas– que tenha como finalidade o deslocamento de um ponto a outro em um espaço geográfico.
Quais os objetivos do PlanMob
O Plano de Mobilidade Urbana do nosso município tem como objetivo proporcionar o acesso a toda população às oportunidades que a cidade oferece. Isto ocorre através da elaboração de diretrizes e projetos que orientem o planejamento da infraestrutura de mobilidade urbana e dos meios de transporte e seus serviços.
Reduzir a distância dos deslocamentos e de utilização do transporte individual motorizado, promovendo meios de transportes coletivos acessíveis a todos e também desenvolver e manter uma boa infraestrutura para locomoção de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, com calçadas e travessias adequadas é um dos objetivos desse plano.
Como foi realizado o diagnóstico?
A realização de pesquisas e levantamentos de campo realizadas em Anápolis tem por finalidade retratar a condição atual da mobilidade urbana no município, atualizar dados que possam estar defasados nos dados coletados de fontes secundárias e coletar a opinião da população sobre os serviços ofertados.
Foram realizadas as seguintes pesquisas de campo: contagem volumétrica classificadas de veículos em interseções; entrevistas de origem e destino com usuários do transporte coletivo; pesquisa de satisfação do usuário do sistema de transporte coletivo e contagem de bicicletas em trechos importantes do município.