Candidatos da lista de espera devem apresentar os dados à instituição de ensino até 11 de abril, segundo o MEC.
O prazo termina nesta sexta-feira (11) para os pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) entregarem os documentos exigidos. Os dados devem confirmar todas as informações fornecidas na inscrição.
A instituição de ensino superior define se o envio da documentação ocorre presencialmente ou por meio virtual. Em ambos os casos, o processo é gratuito. O Ministério da Educação (MEC) divulga os comunicados oficiais no site e nas redes sociais.
O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O programa atende exclusivamente estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Etapas e acesso
Os candidatos já podem acessar o resultado da seleção no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para isso, é necessário informar o CPF e a senha da conta Gov.br.
Quem tiver a documentação aprovada ingressa no ensino superior ainda neste primeiro semestre de 2025.
Documentação
Entre os documentos exigidos, os estudantes devem apresentar identificação pessoal, comprovantes de residência, histórico escolar do ensino médio e comprovantes de renda. Também podem ser exigidas declarações específicas, como de deficiência, divórcio, separação ou óbito dos pais e vínculo com a educação básica, se aplicável.
Para garantir a bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 2.277). Já para bolsas parciais, a renda por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554).
Além disso, cada instituição pode solicitar documentação complementar.
Neste ano, o programa completa 20 anos com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados em todo o Brasil.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.