Na manhã desta segunda-feira, 16/03, profissionais que atual na rede municipal de saúde receberam um treinamento para atuação nas medidas de prevenção e contenção ao coronavírus e seus agravantes. O encontro aconteceu no auditório do Senac, que ficou completamente lotado. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tiveram o atendimento suspenso na parte da manhã, para que os servidores pudessem participar da reunião.
O prefeito Roberto Naves participou da abertura e, na oportunidade, ele fez um apelo de união aos servidores e a população para que todos se mantenham unidos até a passagem desse período de enfrentamento da pandemia do coronavírus.
Roberto Naves adiantou a necessidade de contratação de médicos, biomédicos e profissionais da área de enfermagem para suprir a demanda, já que muitos servidores que estão no grupo de risco (idade acima de 60 anos e/ou com doenças crônicas), serão dispensados de suas atividades por período indefinido. Essa medida deve ser adotada em novo decreto. O Decreto de Emergência na Saúde Pública, em razão da disseminação do Coronavírus, foi publicado em edição especial do Diário Oficial do Município, no domingo (15).
Além disso, o prefeito informou que haverá adaptações em toda a estrutura de atendimento. Na reunião, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde detalharam o fluxograma que foi apresentado pelo prefeito Roberto Naves na entrevista coletiva concedida na noite da última sexta-feira (13).
Estrutura
Conforme foi antecipado, a partir de quarta-feira (18/03), cinco UBSs serão transformadas em Unidade de Referência para o Coronavírus. São elas: Parque Iracema, Vila União, Recanto do Sol, Bairro de Lourdes e São José. A Prefeitura está, ainda, trabalhando para disponibilizar 100 leitos de internação e 30 leitos de UTI. Também deve funcionar a partir de quarta-feira o ZAP do Corona, para fazer a triagem dos pacientes que serão encaminhados para atendimento. Outra novidade em estudo é o atendimento domiciliar, tendo como um dos alvos a população idosa que, por exemplo, precisa de tratar de hipertensão. A ideia é que essa pessoa possa receber o medicamento ou o atendimento profissional na própria residência, sem necessidade de deslocamento para as unidades de saúde.
Conforme observou Roberto Naves, outras mudanças serão debatidas com os profissionais das unidades especializadas de saúde, na parte da tarde desta segunda-feira (16), a fim de determinar como será o funcionamento das mesmas nesse período emergencial.
“Não existe uma fórmula pronta, os desafios estarão surgindo no nosso dia-a-dia”, pontuou, acrescentando que em razão disso, o setor de saúde terá prioridade absoluta, inclusive, na questão orçamentária, havendo necessidade de remanejamento de recursos de outras pastas.
Aulas
Durante entrevista coletiva à imprensa, o prefeito Roberto Naves explicou sobre a suspensão das aulas na rede municipal. O Decreto do Governo do Estado apontou que a suspensão deve ocorrer a partir dessa segunda-feira (16). Mas, na rede municipal, ficou definido que haverá aula nesta segunda e ter-feira e a suspensão passa a valer a partir de quarta-feira (18). De acordo com o chefe do Executivo, esse intervalo foi dado para que os pais de aluno possam se preparar para a mudança de rotina. A suspensão também é aplicada para os alunos que são atendidos nas secretarias de Esportes e de Cultura. As unidade privadas. Inicialmente, a suspensão será pelo prazo de 15 dias, mas esse prazo poderá ser prorrogado. A secretária municipal de Educação, Sonja Maria Lacerda, já adiantou que a Pasta estará, em breve, fazendo o planejamento para o período pós-suspensão, para que o calendário escolar não fique prejudicado.
EPIs A Prefeitura efetuou uma compra de cerca de R$ 1 milhão de Equipamentos de Proteção Individuais, principalmente, luvas e máscaras cirúrgicas, para serem utilizadas pelos profissionais. Ainda assim, o prefeito Roberto Naves solicitou que esse material seja utilizado com moderação, pois não se sabe quanto tempo pode perdurar a circulação do coronavírus, caso venha ocorrer. Atualmente, são cinco casos suspeitos no Município. O resultado desses pacientes com suspeita de COVID-19 devem sair até na quarta-feira.