Assembleia Legislativa marca para 29 de janeiro o retorno do atendimento itinerante em Goiás. São diversos serviços em áreas essenciais e que vão diretamente ao encontro das principais necessidades da população, especialmente, de quem mais precisa.
Com o objetivo de aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da sociedade goiana, o Programa Itinerante Alego Ativa segue ajudando pessoas em todo o Estado. Com 12 edições realizadas até o momento, a iniciativa já contabilizou quase 53 mil atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, social e capacitação profissional.
Desde 2019, moradores de todas as regiões de Goiás têm sido beneficiados de forma inteiramente gratuita. São atendimentos em áreas essenciais e que vão diretamente ao encontro das principais necessidades da população, especialmente, de quem mais precisa.
Suspenso em março de 2019 em razão da pandemia da Covid-19, o programa foi retomado em setembro do ano passado, na cidade de Goianira.
A partir de então, o evento vem sendo realizado com os devidos protocolos sanitários para evitar a disseminação do vírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial e álcool em gel.
Desde então, com todos os cuidados e as orientações necessárias à população, não foi registrado nenhum problema relacionado ao aumento do número de casos durante as edições realizadas após a retomada.
Deputado entra com ação no MPF contra novos pedágios
Além de Goianira, outras três edições foram realizadas entre os meses de setembro e dezembro de 2021 nos municípios de Morrinhos, Jataí e Hidrolândia, somando 29.072 atendimentos.
Dando sequência neste ano, a 13ª edição já está confirmada e será realizada no próximo dia 29 de janeiro em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal.
Segundo o presidente da Casa, Lissauer Vieira, a expectativa é de mais um recorde de atendimentos.
“Sabemos que é uma região populosa e que anseia por esses serviços. Já estamos finalizando os últimos detalhes para essa primeira edição de 2022 que certamente será um sucesso”, enfatizou.
Edições anteriores
Com sete edições realizadas no primeiro ano de seu lançamento, o programa Alego Ativa desembarcou em 2019 nas cidades de Acreúna, São Simão, Luziânia, Alvorada do Norte, Catalão, Anápolis e Niquelândia e contabilizou 23.816 atendimentos.
Em todos estes municípios, a iniciativa levou à comunidade serviços jurídicos e serviços de saúde, que incluíram atendimento odontológico, oftalmológico, teste de glicemia, aferimento de pressão, homeopatia contra a dengue, auriculoterapia, exames diagnósticos; e de beleza, como corte de cabelo masculino e feminino; além de cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional em diversas áreas.
Agora, com a ampliação do projeto, já são 69 frentes de serviços com o apoio de 39 instituições públicas e privadas parceiras.
Além dos atendimentos oferecidos em diversas áreas de forma gratuita e simplificada, o programa conta ainda com apresentações culturais, recreação para as crianças, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado (visando a preservação do meio ambiente), consulta ao SPC, negociação de débitos e atendimentos especializados do Vapt Vupt. (Com informações da Agência Assembleia)
