Na Câmara Federal, uma proposta do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) deve render muita polêmica. Trata-se da restrição das pesquisas eleitorais. Em Anápolis, a família Batista coleciona mandatos. Na Câmara Municipal, foi aprovado título de Cidadania ao vice-governador Daniel Vilela. E o líder do prefeito, Jakson Charles diz que vai bem, obrigado, o relacionamento com o chefe do Executivo. E tem mais…!
Restrição a pesquisas

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 110/23, de autoria do deputado Rubens Otoni (PT-GO), que proíbe a divulgação de eleitorais no período de 30 dias que antecede o pleito, até o encerramento da votação. Segundo o deputado, o objetivo da proposta é minimizar a influência das pesquisas sobre o eleitor, sobretudo, os indecisos.
“A mera divulgação de pesquisas eleitorais em período próximo ao pleito pode confundir o eleitor, encorajando-o a votar em um determinado candidato ou dissuadindo-o de fazê-lo, prevalecendo a lógica dos números sobre a consciência política do cidadão”, critica Otoni.
“Os efeitos são ainda mais deletérios quando se divulgam dados equivocados”, destaca Rubens Otoni.
A proposta vai passar pelas comissões técnicas da Casa de Leis
Família Batista

A família Batista tem demonstrado que, em se tratando de política, são colecionadores de vitórias.
O pai, Amilton Batista de Faria, foi vereador por cinco mandatos consecutivos, iniciando o primeiro em 1993 e concluindo o último em 2012. Ele foi presidente da Câmara Municipal, no período 2011-2012.
Na sequência, Amilton Batista de Faria Filho, emendou dois mandatos de vereador e foi, também, presidente do Legislativo Municipal.
Depois saiu para disputar vaga na Assembleia Legislativa e, no ano passado, reelegeu-se para o segundo mandato no parlamento goiano.
Andreia Rezende de Faria foi eleita para ocupar uma cadeira na Câmara, no pleito de 2020 e foi primeira-secretária da Mesa Diretora, na gestão 2021-2022.
A família, junta, coleciona 10 mandatos parlamentares.
Caso Suender
O caso envolvendo o vereador Policial Federal Suender (PRTB) já ganhou tantos desdobramentos que, dificilmente, deve escapar da judicialização. Inclusive, em duas instâncias, a tentativa de barrar o processo já ocorreu e o vereador não conseguiu brecar a iniciativa que investiga uma suposta falsidade ideológica ocorrida no seu gabinete.
IPTU 2023 pode ser pago com até 15% de desconto
Ademais, na esfera jurídica, sempre pode ter uma porta aberta para um recurso ou outro processo.
Mas, pode ser que o “julgamento” ocorra por um outro viés: o político. Neste caso, pode ser mais célere. E não dá para se saber que rumo isso poderia alcançar. Trocando em miúdos, muita água vai rolar debaixo da ponte.
Cidadão anapolino

A Câmara Municipal aprovou a concessão do título de Cidadão Anapolino para Daniel Elias Carvalho Vilela.
Sim, ele mesmo, o atual vice-governador e ex-deputado federal Daniel Vilela, que tem no seu currículo também uma passagem como jogador de Futebol, vestindo a camisa do Goiás. A propositura foi apresentada pela vereadora Trícia Barreto, que é do MDB, mesmo partido de Vilela, que é filho do ex-governador Maguito Vilela. Ainda deve ser marcada a data para que a honraria seja entregue.
E, para quem gosta de numerologia, o projeto foi aprovado na quarta-feira, 15. Data que tem o mesmo número do partido comandado em Goiás por Daniel Vilela.
Anápolis à frente
Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás, projeto do deputado Bruno Peixoto (UB), presidente da casa, criando a Procuradoria Especial da Mulher na Alego. Em Anápolis, a Câmara Municipal está à frente dessa iniciativa.
Por aqui, a Procuradoria foi instalada em 2021. Recentemente, a Mesa Diretoria disponibilizou um espaço físico específico para o funcionamento da Procuradoria. Na Câmara Federal, em Brasília, a Procuradoria da Mulher foi instituída em 2009 e, na época, foi considerada como uma iniciativa inédita do parlamento brasileiro.
Homenagem Rocha
A Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene para prestar uma homenagem aos 40 anos de vida pública do ex-deputado estadual e federal, Vilmar Rocha (PSD). Ele iniciou sua trajetória no parlamento goiano.
No seu discurso, ele lembrou que a década de 1980 foi um momento de verdadeira ebulição política, com o fim do regime militar, crise econômica e mobilização dos brasileiros pela volta das eleições diretas.
“O povo brasileiro pedia a volta da democracia. A eleição de 1982 foi a primeira para governador, que é quando eu também fui eleito. Tenho orgulho de ter participado da Frente Liberal, que formou uma dissidência do PFL e durante os anos de 1983, 1984 e 1985 ajudou a fazer uma transição gradual para a democracia”, destacou.
Belém, belém….

O vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal, Jakson Charles (PSB) contraria a turma que insistia em cantar aquela música da infância: “Belém, belém, nunca mais fico de bem”.
É que, nos bastidores, surgiram boatos de que ele, Jakson Charles, estaria rompendo com Roberto Naves. Na quarta-feira, 15, durante fala na tribuna da casa, o parlamentar informou que estava num encontro importante com o chefe do Executivo, com o qual esteve desde o primeiro dia do primeiro mandato.
E, segundo ele, não há nenhum motivo para que ninguém duvide que o relacionamento segue da mesma forma. “Está tudo muito bem, obrigado!”, manifestou, observando, contudo, que a função de líder, por tanto tempo, traz sim desgastes.
Mas, está tudo certo, garante.
Fusão e incorporação
A fusão, de acordo com o TSE, ocorre quando dois ou mais partidos já existentes se unem, formando um novo. Em 2022, houve somente um pedido de fusão: o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM), que originou o União Brasil.
Ainda está em tramitação a junção do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e do Patriota, que deve dar origem ao Mais Brasil, em caso de deferimento pelo Plenário do TSE. Já a incorporação ocorre quando uma legenda é absorvida por outra.
Recentemente, foi aprovada a incorporação do Partido Republicano de Ordem Social (PROS) pelo Solidariedade. Ainda aguarda deferimento, o pedido de incorporação do Partido Social Cristão (PSC) pelo Podemos (PODE).

- A deputada estadual Vivian Naves (PP) vem desenvolvendo um trabalho na Alego para que as delegacias de mulheres, em Goiás, tenham o horário ampliado.
- Durante solenidade de ampliação do programa Integração, na Prefeitura de Anápolis, a deputada Vivian Naves reafirmou que pretende dar amplitude a projetos sociais desenvolvido no Município, para outras regiões de Goiás.
- O deputado estadual Antônio Gomide (PT) promoveu um encontro virtual para discutir a conjuntura política, econômica, além de projetos e perspectivas para os próximos anos.
- O evento contou com a participação do deputado federal e ex-presidente nacional do PT, Rui Falcão, de prefeitos, vereadores e lideranças de mais de 100 municípios goianos.
- Semana foi movimentada na Câmara Municipal, com muitas visitas, muitos debates e sessões solenes.