A exemplo do que já ocorre em outras cidades, Anápolis também adota medida de encaminhar para o fim da fila as pessoas que recusarem as vacinas ofertadas contra a Covid-19.
A secretaria municipal de Saúde baixou a Portaria nº 167/2021, que dispõe sobre a recusa de vacinação contra a Covid-19 no âmbito do Município de Anápolis.
A medida, assinada pelo titular da Pasta, Júlio César Spíndola, visa manter o bom andamento da campanha de imunização da população, considerando a necessidade de se aumentar as pessoas protegidas, bem como diminuir a circulação do vírus SARS-CoV-2 e suas variantes.
Conforme determina a Portaria, as pessoas que comparecerem aos locais de vacinação e optarem por não receber a aplicação da vacina ofertada, estarão condicionadas, automaticamente a aguardar o cumprimento de todo o calendário do Plano Nacional de Imunização.
Ou seja, quem recursar as vacinas disponíveis vai ser direcionado para o fim da fila. A recusa será lançada no cadastro de recusante do sistema de cadastramento, que fica no endereço: https://vacina.anapolis.go.gov.br e será documentada através de um termo de “Opção e Recusa”, que deverá ser assinado pela pessoa ou, em caso de recusa, por testemunhas.