VERSÃO FLIP
terça-feira, 19 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 19 de agosto, 2025
Contexto

Reitor é afastado e interino assumirá até nova eleição

de Claudius Brito
1 de abril de 2019
em Educação
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Reitor da UEG é afastado do cargo

Reitor da UEG é afastado do cargo

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em decisão colegiada, acatou o pedido de afastamento do reitor da instituição, professor Haroldo Reimer, feito por ele próprio em razão das denúncias que envolvem o seu nome em suposta irregularidade no programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O reitor permanece na função somente até o próximo dia 31. O professor Ivano Alessandro Devilla, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, assume interinamente o cargo até a eleição e posse da nova reitoria, que devem acontecer nos meses de junho e agosto próximos, conforme proposta a ser encaminhada ao Governo do Estado.

Há vários dias, circula pela imprensa goiana notícias de uma investigação da Controladoria Geral do Estado de Goiás, apontando que Reimer, familiares e pessoas próximas a ele estariam se beneficiando de funções no âmbito do Pronatec, recebendo bolsas com valores de R$ 600 a R$ 7,5 mil. Este último valor seria o atribuído ao reitor, que aparece como coordenador/mantenedor. A investigação da CGE corre em sigilo.

A redação do Jornal CONTEXTO entrou em contato duas vezes com Haroldo Reimer, para que ele pudesse apresentar sua versão. No entanto, ele não retornou os contatos. Na reunião do Conselho Universitário, o reitor justificou o afastamento, segundo ele, para que tenha mais tempo para cuidar da sua defesa.

O resultado das investigações pode sair nesta sexta-feira,29, indicando se houve ou não irregularidades nas contratações, nos recebimentos ou na prestação dos serviços contratados no âmbito do Pronatec.

Haroldo Reimer foi nomeado como reitor pelo ex-Governador Marconi Perillo, em 2012. Portanto, estava no cargo há cerca de sete anos. Seu mandato iria até 2020. “Nesses sete anos, eu nunca roubei dinheiro da universidade”, ressaltou o reitor afastado na sua fala dirigida aos conselheiros da instituição. Segundo informação no site da UEG, Reimer também afirmou que não tem intenção de voltar a ocupar o cargo de gestão e desejou que a Universidade continue a trajetória de crescimento que experimentou nos últimos anos.

Repercussão

O caso envolvendo as supostas irregularidades no Pronatec na UEG, teve repercussão junto a outras instituições públicas de ensino superior. A reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inclusive, chegou a emitir uma nota pública de apoio à Universidade Estadual de Goiás.

A nota, assinada pelo reitor Antonio Guedes Rangel Junior, diz: “As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras vêm sentindo o peso da perseguição e do incansável trabalho de governos para sucateá-las, especialmente as universidades estaduais e municipais do País. É o que vem acontecendo, mais recentemente, com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). Talvez por não entender a importância de uma educação pública, gratuita e de qualidade, o Governo do Estado de Goiás está agindo para o desmonte da UEG”.

Diz ainda a nota: “Solidária à Reitoria da UEG, a Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem a público manifestar seu protesto às medidas adotadas pelo Governo do Estado de Goiás, que penalizam a comunidade acadêmica da Instituição, com ações que atentam contra a UEG e mais recentemente visam macular a idoneidade de seus gestores”.

O Governo do Estado tem informado que não irá comentar as irregularidades na UEG, por respeitar e reconhecer a autonomia da instituição.

Professor apontado em investigação demonstra inconsistência em informações

No começo da semana, a redação do Jornal CONTEXTO recebeu ligações integrantes da comunidade acadêmica da UEG, preocupados com as informações que têm sido veiculadas em relação ao caso e a sua consequente repercussão.

Num dos contatos, foi repassado o texto de uma nota de repúdio do docente da UEG, Cássius Dunck Dalosto, um dos citados nas investigações. Ele assevera que as notícias envolvendo o seu nome e do reitor são “caluniosas, injuriosas e difamatórias”.

Na nota, Cássius Dunck derruba a informação de que ele seja sobrinho de Haroldo Reimer vinculando uma possível prática de nepotismo. A informação, disse na nota: “mostra-se de uma baixeza e de uma falta de respeito com a verdade”.

Além dessa questão, o professor informa que sua nomeação no quadro de docentes da UEG deu-se em razão “única e exclusivamente pelo fato de eu ter me submetido a um concurso público e ter me aprovado na segunda posição, como o primeiro do cadastro de reserva para a vaga que pleiteei e por ter logrado o terceiro lugar geral de todos os demais docentes que também foram aprovados no cadastro de reserva”. Ou seja, conforme assinalou, dentro da “absoluta legalidade”.

Com relação ao Pronatec, o servidor disse que, apesar das ilações de que não houve prestação de serviços por todos os que participaram do programa, Cássius Dunck destacou que de sua parte houve, sim, “efetiva prestação de serviços aos quais fui designado”. O docente adiantou que pretende adotar as medidas legais cabíveis contra aqueles que veicularam informações inverídicas acerca de sua suposta participação em irregularidades, não apenas os responsáveis originais pelas divulgações na internet, mas também outros que a replicaram.

Rótulos: capa

Mais Artigos

Unidade da UEG em Anápolis

UEG abre seleção para 300 vagas remanescentes do Vestibular 2025/2.Saiba mais!

de Redação
19 de agosto de 2025
0

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) informa que está aberto o edital de seleção para aproveitamento de vagas remanescentes do...

Augusto Ventura- Presidente da AEE- Arquivo-Divulgação

Mérito Científico homenageia personalidades e pesquisadores na UniEVANGÉLICA

de Claudius Brito
19 de agosto de 2025
0

A Associação Educativa Evangélica (AEE), mantenedora da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), realiza nesta terça-feira, 19 de agosto, às 19h,...

Pedro Negrini, de 8 anos, participou de uma edição passada da Olimpíada. Foto: Weimer Carvalho/Estadão

Educação Financeira em Jogo: Olimpíada Premia Jovens Investidores

de Redação
18 de agosto de 2025
0

Estudantes podem se inscrever na Olitef 2025 e concorrer a prêmios em títulos públicos. A Olimpíada Nacional de Educação Financeira...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara aprova, com dois votos contrários, o Dia Municipal dos Legendários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui