Na contramão da crise internacional, o Laboratório Teuto Brasileiro, localizado no Distrito Agroindustrial de Anápolis, encontrou a receita para crescer e ampliar a sua participação num mercado altamente competitivo. No primeiro semestre deste ano, em relação ao primeiro semestre de 2008, os negócios da empresa tiveram um incremento de 32%, de acordo com Rodrigo Alves Macedo, do Departamento de Exportação.
Segundo ele, esse resultado se deve a vários fatores, dentre eles a estratégia do Teuto de abrir novos mercados fora do País. Na última quarta-feira, 5, inclusive, a instituição recebeu a visita de representantes da Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, sediada em Cabo Verde, na África. O presidente do Conselho de Administração Emprofac, Óscar Baptista Moreira, disse ao CONTEXTO que a empresa já havia feito importações do laboratório anapolino e, agora, veio a oportunidade de conhecer, in loco, toda a estrutura de produção. “Ficamos plenamente impressionados com a estrutura e o sistema organizacional do Teuto, e isso para nós tem muita importância”, disse ele, acompanhado de Simone Faria, diretora comercial da Emprofac, que é uma estatal que atua naquele país no segmento de medicamentos.
Os representantes da Emprofac assinalaram que o relacionamento comercial teve início em 2007 e vem sendo muito importante, por que há em Cabo Verde uma grande parcela da população na linha de pobreza, que necessita de medicamentos. E, para atender às demandas, é necessário importar. Neste caso, eles assinalaram que as compras no Brasil tm se apresentado vantajosas em relação, por exemplo, à Europa, seja no quesito de preço ou de qualidade. “Queremos aumentar o leque de oportunidades”, sintetizou Óscar Baptista.
Cabo Verde
É um país africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós.
Língua oficial: Português. A Capital da República de Cabo Verde é a cidade da Praia, na ilha de Santiago. A economia do país tem como principais bases a agricultura e as riquezas marinhas. O setor industrial encontra-se em pleno crescimento, destacando-se a fabricação de aguardente, vestuário e calçado, tintas e vernizes, o turismo, a pesca e as conservas de pescado e a extração de sal, além do artesanato.