Governo estadual e a Prefeitura vão unir esforços para criar estrutura e fomentar a atração de novos empreendimentos
Durante a solenidade de entrega dos cartões do programa Mães de Goiás, na última segunda-feira, 27/12, o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Roberto Naves deram a senha sobre a prioridade da parceria administrativa entre o Estado e o Município para o ano que vem.
Em entrevista coletiva à imprensa, Caiado e Roberto destacaram que vão trabalhar no sentido de promover a retomada da economia Anapolina, consequentemente, fomentando a geração de emprego, renda e divisas.
Confira como será novo modelo da CNH em 2022
No caso do Estado, Caiado afirmou que está cobrando celeridade tanto de sua parte quanto do prefeito Roberto Naves a regularização da área da Plataforma Logística para a ampliação do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA).
O governador salientou que, no ano que vem, entretanto, as áreas já poderão estar liberadas para o recebimento de projetos industriais, através da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego).
O prefeito Roberto Naves, por sua vez, adiantou que as parcerias com o Governo de Goiás devem ser ampliadas em 2022, sobretudo, na questão do desenvolvimento econômico. Assim, de acordo com o chefe do Executivo anapolino, todos os esforços serão feitos para captar novos investimentos. Inclusive, há expectativa de que pelo menos dois grandes empreendimentos sejam anunciados em breve.
A Prefeitura também deve retomar o projeto do chamado DAIA Municipal, com vistas a atrair empreendimentos de base tecnológica.
“O que a população pode esperar de mim, do governador Ronaldo Caiado; da primeira dama Gracinha Caiado e da primeira-dama Vivian Naves é muito trabalho”, reforçou Roberto Naves.
Ajuste fiscal
Na coletiva à imprensa, o governador Ronaldo Caiado falou sobre a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), oficializada na véspera do Natal, em Brasília, numa solenidade no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro.
Caiado chegou a comparar a adesão ao RRF com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, ato que historicamente marcou o fim da escravidão no Brasil.
De acordo com Caiado, Goiás foi “libertado” dos juros “extorsivos” de dívidas deixadas pelo governo anterior.
Com a adesão ao RRF, destacou o governador, o Estado deixa de pagar os juros e terá recursos para investimentos, para pagamento de folha e para promover melhorias salariais para os servidores, bem como para realizar concurso público.
“Para aqueles que diziam que eu não tinha experiência nem para administrar um carrinho de pipoca, estamos aí demonstrando que Goiás foi o único estado a fazer o ajuste fiscal”, cutucou.
Dever de casa
O prefeito Roberto Naves também fecha o ano fazendo o “dever de casa” em relação ao equilíbrio das finanças municipais. Em razão disso, inclusive, foi possível concer aumento ao funcionalismo do Executivo.
Inclusive, a lei que autoriza a revisão da remuneração dos servidores já foi publicada, confirmando o percentual de 18% a ser pago em três parcelas não cumulativas, sendo 10% a partir de 1º de janeiro de 2022; a segunda e a terceira parcela de 4%, a partir de 1º de abril e 1º de julho de 2022, respectivamente.