A UniEVANGÉLICA, em parceria com a Missão Wycliffe Associates, lidera o projeto DOT – Deaf Owned Translation ou Tradução Própria dos Surdos. Esta é uma metodologia de tradução colaborativa que visa incentivar o protagonismo surdo ao redor do mundo para que os próprios surdos sejam desafiados no trabalho de traduzir a Bíblia para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
“Esse é mais um projeto missionário de caráter confessional na qual a UniEVANGÉLICA está envolvida”. Foi assim que o Coordenador do UniMISSÕES, Pr. Rocindes Correa iniciou a apresentação do projeto em um evento recente. O Projeto foi apresentado pelos coordenadores do Programa no Brasil, Pr. Sérgio Seiffert e Hosana Seiffert. “Nós estamos aprendendo a amar a comunidade surda e estamos conhecendo suas lutas, suas limitações e suas dificuldades”, afirmou o Pr. Sérgio.
Dados apresentados durante a reunião mostram que no Brasil existem hoje cerca de 2 milhões de surdos. Nessa conta estão todas as pessoas que apresentam algum grau de déficit auditivo. Mais de 300 mil pessoas não ouvem nada. E apenas 1% dessa população professa a fé cristã. “São um povo não alcançado”, completa Hosana. Existem hoje no mundo cerca de 400 línguas de sinais – LIBRAS é só uma delas. “A língua materna do surdo é a língua de sinais. Por isso, a importância da tradução da Bíblia em Libras para que o surdo possa realmente entender a mensagem do evangelho”, completou Hosana.
A UniEVANGÉLICA é protagonista nesse projeto e pioneira no Brasil a abraçar o DOT. “Dessa forma, a ideia é capacitar a comunidade surda e intérpretes para que em pouco tempo, possamos ter a Bíblia totalmente em LIBRAS”, explicou Hosana. Um culto foi ministrado pelo Pastor Surdo Paulo Sérgio de Jesus recentemente, em cerimônia recente de apresentação da iniciativa.
DOT
A tradução da Bíblia para LIBRAS é uma iniciativa da agência missionária canadense Reach beyond; a Wycliffe Associates, sediada nos Estados Unidos e que tem entre suas missões a tradução da Bíblia; e a UniEVANGÉLICA, por meio do UniMISSÕES. Nos primeiros dois anos, a tradução do Novo Testamento estará concluída e, três anos depois, será entregue o Velho Testamento Traduzido.
Atualmente, a iniciativa está em fase inicial de implantação, com alguns desafios pela frente. A equipe gestora do DOT Brasil está em busca de voluntários. Equipes de tradução, intercessores, pessoas da área de tecnologia, teólogos, gramáticos na área de LIBRAS, surdos bilíngues cristãos evangélicos, especialistas em tecnologia, cinegrafistas, editores de vídeo, redatores, profissionais da comunicação, lideranças cristãs, intérpretes de LIBRAS, grupos de igrejas e demais interessados no projeto são muito bem vindos. A metodologia para tradução da Bíblia segue 11 passos. A comunidade surda participará ativamente no processo e trabalharão no projeto
UniMISSÕES
O Pastor Rocindes Correa, coordenador do UniMISSÕES, afirma que o projeto para tradução da Bíblia em LIBRAS será um marco na história da UniEVANGÉLICA e importante para a propagação do evangelho: “As línguas de sinais são como se fossem a língua de um povo, que tem sua identidade étnica e linguística”. “A bíblia deve ser traduzida para a língua do coração”, continua. Ao terem uma Bíblia própria, a comunidade surda poderá ter acesso à Palavra de Deus por meio de uma linguagem que reflita sua base de valores, formas de pensar, dinâmica linguística e pensamento. O apoio metodológico e acadêmico da UniEVANGÉLICA é essencial, conforme indicou.
A Bíblia em LIBRAS será disponibilizada em um aplicativo a ser desenvolvido pela equipe de voluntários. O conteúdo poderá ser utilizado por qualquer pessoa surda que conheça a Língua Brasileira de Sinais. “Temos que admitir, como igreja brasileira, que a comunidade surda estava um pouco alheia”, ressaltou o Pastor Rocindes Correa. “É uma iniciativa de grande impacto para o reino de Deus”, concluiu.
Interessados em atuar como voluntários podem entrar em contato com a DOT Brasil pelo telefone (61) 991198493


Sou cristã evangélica e ouvinte. Fazendo capacitação ministerial em LIBRAS. Depois de formada organizarei ministério com surdos na minha igreja. Parabéns por esse projeto. Que Deus capacite todos que estão no desenvolvimento desse projeto. Quanto mais aprendo mais meu coração arde em alcançar surdos.
Boa tarde sou Prof Elisangela, estou atualmente iniciando o curso Ministerial em Libras com Prof Fábio, gostaria de conhecer mais pessoas desse ministério. Agradeço,
Deus te abençõe ricamente!!meu email elisangelabfvieira@gmail.com.
Deus é maravilhoso e suas obras são eternas, quero mergulhar nas profundezas de aprender sempre mais.
Excelente essa iniciativa da Uni-missões em trazer o DOT para o Brasil. Creio que o projeto vai alcançar muitas vidas. Louvo a Deus por esse projeto de tradução da Bíblia em Libras.
Deus os abençoe e os oriente em tudo. Oro para que o Senhor envie todo material humano necessário para a conclusão da tarefa.
Grande abraço. Deus os abençoe!
Claudia M. Pecene Gonçalves
boa noite, já terminei o basico em libras e agora estou no basico 2 e também estou fazendo o curso co o professor FABIO PIRES DE LIBRAS MINISTERIAL, EU TOMEI CONHECIMENTO DO PROJETO DOT E FIQUEI ANIMADO A COLABORAR DE ALGUMA FORMA, MEU CONTATO É 19993431542.
Excelente trabalho🙏🙏 só Gratidão por conhece é aprender mais.
Que projeto lindo,o DOT no Brasil tbm irá alcançar muitas vidas,todos temos direito de acessar a palavra de Deus imprescindível que se torne cada dia mais real,vcs estão de parabéns,que Deus envie todos os recursos necessários e derrame toda sorte de bençãos na vida de todos envolvidos.
Excelente trabalho Deus abençoe mais e mais!!!
projeto lindo
Sou Missionária já há 25 anos em Rondônia juntamente com meu esposo ( que é pastor) e filhos, atualmente estamos realizando a obra missionária no município de Vilhena, onde iniciamos uma congregação no ano de 2017, também sou tradutora Intérprete de Libras na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Sou aluna do curso Libras ministerial e amei conhecer esse projeto. Gostaria de saber como posso ajudar nesse maravilhoso projeto, contribuindo assim para que as Boas Novas de salvação cheguem aos surdos em sua Língua materna.
Que trabalho lindo!!! Levar a Palavra de Deus é um presente dado direto pelas mãos do Senhor. Sou iniciante na Libras, (gatinhando ainda rsrs) fiz dois cursos anteriormente e hoje estou no meu terceiro com o Prof. Fabio Pires_Capacitação Ministerial. Realmente não sei como posso ajudar, pois não sou fluente! Parabéns a todos os envolvidos.
Ótimo balho. Deus abençoe. Gostaria de ser voluntaria mas não sei como
Trabalho muito liindo! Que o Senhor continue abençoando neste grande projeto.
Sempre tive desejo de aprender libras, confesso que não entendia muito bem, pois não tenho convívio social com surdos. Depois de procrastinar venci esse pecado e hoje participo de um curso de Capacitação Ministerial de Libras com o excelente Pro. Fábio Pires e meu coração está cheio de gratidão à Deus, pois sei que estou atendendo um chamado pra cooperar na vida daqueles que o Senhor me conduzir. Que nosso Deus abençoe com toda provisão que vcs precisam para dar continuidade à esse lindo projeto em prol do evangelismo aos surdos em nome de JESUS
Trabalho gratificante, que Deus os conduza para início, meio e fim desse processo de inserção da Cultura surda no conhecimento do Evangelho de Deus em sua Língua Pátria.
Que felicidade conhecer esse projeto tão importante para a comunidade surda. Creio que será um divisor de águas para aqueles que ainda não foram alcançados possam ter a experiência de conhecer o nosso Senhor Jesus Cristo! Já estou em oração por esse projeto. Já deu tudo certo, em nome de JESUS!!!
Quero externar a minha gratidão a Deus, por ter levantado a UniEvangélica para trazer à Comunidade surda a razão bíblica. Que o Senhor dê graça e sabedoria a cada um que está envolvido nesse Projeto, em Nome De Jesus! Estou feliz por fazer parte dessa turma que tem o desejo de alcançar essa Comunidade que faz parte dos “Povos não Alcançados”.
Muito lindo esse trabalho que Deus abençoe todos os envolvidos.
Que trabalho lindo, cada vez mais me apaixono por essa língua, meu sonho é ser interprete para poder conversar e falar de Jesus para os surdos.
Iniciei o curso de Libras ministerial com o prof. Fábio e tem sido uma benção sei que Deus irá me
Capacitar.
Sou aluna do Professor Fábio, não sei como ajudar, mas, seriam uma honra participar desse projeto. Obrigada prof. Pois, através do senhor, tive acesso a esse artigo incrível, e tantos outros.
Projeto extraordinário DOT e tudo de bom e muito importante amei
Olá me chamo Adriana Trindade não conhecia este projeto e gostaria de conhecer mais De Perto sou curcista até o avançado. Atualmente também estou no curso do professor Fábio . .