VERSÃO FLIP
domingo, 6 de julho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 6 de julho, 2025
Contexto

Uso indevido de remédios para TDAH cresce e preocupa especialistas

de Jornal Contexto
4 de abril de 2025
em Saúde
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Apesar de parecerem “milagrosos”, os riscos são altos. Efeitos colaterais como insônia, dependência, crises de ansiedade e até surtos psicóticos foram registrados.  Imagem: Reprodução

Apesar de parecerem “milagrosos”, os riscos são altos. Efeitos colaterais como insônia, dependência, crises de ansiedade e até surtos psicóticos foram registrados. Imagem: Reprodução

Especialistas alertam para os perigos do consumo sem prescrição e os riscos da dependência

O consumo de medicamentos controlados para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e da depressão tem crescido no Brasil, tanto entre pessoas com diagnóstico clínico quanto entre indivíduos saudáveis em busca de foco, produtividade e até emagrecimento. Essa tendência acende o alerta entre especialistas, que apontam os riscos do uso prolongado e indiscriminado desses fármacos, sobretudo sem acompanhamento médico.

Entre os medicamentos mais utilizados estão o metilfenidato (popularmente conhecido como Ritalina), o cloridrato de sertralina (um dos antidepressivos mais prescritos no país) e o dimesilato de lisdexanfetamina, nome comercial Venvanse — este último com crescente uso entre estudantes, empresários e concurseiros.

Foco, produtividade e dependência

Indicado principalmente para o TDAH, o metilfenidato atua estimulando o sistema nervoso central, melhorando o foco e a concentração. Já a sertralina, da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), é recomendada para casos de depressão e transtornos de ansiedade. Quando utilizados sob prescrição médica, esses medicamentos oferecem benefícios terapêuticos importantes. Porém, o uso indevido pode provocar efeitos adversos como insônia, ansiedade extrema, taquicardia, náuseas, disfunção sexual e, principalmente, dependência química.

O caso mais alarmante é o do Venvanse, cuja ação estimulante tem levado jovens e adultos saudáveis a consumi-lo como um “impulsionador de desempenho”. “Eu me sinto a Mulher Maravilha. Depois de uns trinta minutos, me dá uma euforia, alegria, vontade de fazer tudo. Minha autoconfiança melhora, consigo me concentrar nas atividades, tenho disposição e energia para os estudos. Meu rendimento e produtividade aumentam. Posso fazer várias coisas ao mesmo tempo e tenho o foco e a concentração como se estivesse fazendo apenas uma. Sou uma pessoa mais legal quando eu tomo também”, relata Thaina Alves, 25 anos, que usou o medicamento por dois anos, em doses que variavam entre 30 e 70 mg. Após um tempo, ela começou a apresentar insônia, dor de cabeça e sintomas de abstinência.

A neurologista Cristiana Góes, do Hospital Universitário da UFRJ, compara o efeito da substância ao da cocaína.

“As pessoas estão tomando para ficar acordadas estudando ou como recreação, às vezes misturando com álcool. Isso é gravíssimo”, alerta. Segundo ela, os riscos incluem hipertensão, arritmias, ataques cardíacos e até surtos psicóticos, especialmente em quem tem predisposição a transtornos mentais. “O uso prolongado pode levar ainda à depressão, pois você está estimulando um neurotransmissor a te dar energia, e quando há essa interrupção abrupta dá um reboot”, completa.

Uso ilegal e escassez no mercado

Embora a Anvisa autorize o uso do Venvanse apenas para TDAH ou Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), a venda sem receita tem crescido por meio de redes sociais e grupos clandestinos, provocando escassez do medicamento nas farmácias. A psiquiatra Camila Magalhães, fundadora do centro Caliandra Saúde Mental, afirma que o problema atinge principalmente jovens e empresários: “É preocupante ver famílias desesperadas porque o filho não quer sair da cama. Eles estão adquirindo pela internet, sem controle algum.”

Outro uso irregular é como supressor de apetite, já que o medicamento provoca sensação de alerta, reduzindo drasticamente a fome. A gerente comercial Bruna Rodrigues, 40 anos, perdeu cinco quilos em três meses: “Eu não conseguia fazer dieta intermitente, porque eu sentia muita fome pela manhã. Depois que passei a usá-lo, realmente tira o apetite. Eu me forçava a comer para não ficar fraca, porque eu não tinha fome nenhuma”, conta. “Ao tomar o comprimido eu me sentia bastante produtiva também. Fazia várias coisas ao mesmo tempo como curso de inglês, academia, trabalhava mais de oito horas por dia e não me sentia cansada. É milagroso. Eu voltaria a tomar ele com certeza.”

Alerta e prevenção

O uso prolongado e descontrolado desses medicamentos pode gerar sintomas de dependência como compulsão, alterações de humor, isolamento social, tremores e crises de ansiedade. O tratamento exige acompanhamento médico, suporte psicológico e, em alguns casos, internação para desintoxicação. Terapias comportamentais e grupos de apoio são essenciais para a recuperação.

Especialistas reforçam que tanto o metilfenidato quanto a sertralina e a lisdexanfetamina devem ser usados apenas com prescrição médica e acompanhamento regular. A banalização do uso de medicamentos tarja preta, muitas vezes adquiridos de forma ilegal, representa uma grave ameaça à saúde pública. É urgente ampliar as campanhas de conscientização sobre os riscos do uso recreativo e a automedicação, especialmente entre os mais jovens.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: anápoliscapadestaquegoiásPortal ContextoTDAH

Mais Artigos

SRAG- Imagem Ilustrativa- Internet

SRAG avança e Goiás tem Estado de Emergência. Painel mostra situação, inclusive em Anápolis

de Claudius Brito
5 de julho de 2025
0

O Governo de Goiás, através da Secretaria de Saúde (SES-GO), decretou Estado de Emergência para o enfrentamento da Síndrome Respiratória...

Anafilaxia- Imagem Ilustrativa

Semana Mundial da Alergia destaca a Anafilaxia, uma doença grave que precisa socorro imediato

de Redação
2 de julho de 2025
0

Anafilaxia é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal, caracterizada por sua rápida e intensa manifestação. Ela é uma resposta...

Imagem: Paulo de Tarso

Regulação convoca pacientes que esperam por exames, consultas e cirurgias em Anápolis

de Jornal Contexto
1 de julho de 2025
0

A Prefeitura de Anápolis promove neste sábado, 5 de julho, a primeira edição do Saúde Agora, uma grande força-tarefa voltada...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • representantes da empresa e do sindicato se reuniram e concordaram, de forma amistosa, em retomar integralmente a circulação dos ônibus. Imagem: Reprodução

    Liminar garante volta dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo às ruas de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Saiba por que o 7 é considerado o número da perfeição, segundo a Bíblia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Viaduto Ayrton Senna passa por reformas para melhorar fluidez do trânsito

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Gestão de Márcio Corrêa tem evolução de receitas próprias no primeiro quadrimestre

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui