VERSÃO FLIP
quinta-feira, 22 de outubro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 22 de outubro, 2026
Contexto

Veja o que considerar antes de aderir ao consignado CLT

de Anna Rhaissa
7 de abril de 2025
em Geral
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Nova modalidade de crédito exige atenção com regras e limites de comprometimento do FGTS

Com a criação do empréstimo consignado voltado para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, consumidores devem ficar atentos antes de fechar negócio. A nova modalidade utiliza como garantia o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e permite o comprometimento de até 35% do salário para pagamento das parcelas.

Segundo o Procon-SP, o crédito é garantido por até 10% do saldo do FGTS ou 100% da multa rescisória, em caso de demissão sem justa causa. Essa configuração exige planejamento, como destaca o diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho: “É uma reserva estratégica para o trabalhador. Qualquer decisão precipitada pode comprometer o orçamento familiar”.

Juros

Antes de assinar o contrato, o trabalhador deve verificar com atenção o valor total contratado — tanto com quanto sem juros —, as taxas de juros mensais e anuais, o número, o valor e a periodicidade das parcelas, além da data de início e fim dos descontos em folha e o custo efetivo total da operação. Todas essas informações devem ser apresentadas de forma clara pelos bancos e financeiras. Não é permitida a cobrança de qualquer tarifa adicional, tampouco a estipulação de carência para o início dos pagamentos: o desconto em folha começa imediatamente após a liberação do crédito.

Canais de contratação

Outro ponto fundamental é que o empréstimo não pode ser contratado por telefone. A proposta deve ser feita via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), e a finalização ocorre apenas nos canais oficiais das instituições financeiras. O desconto das parcelas será feito automaticamente via eSocial.

Dívida com cautela

A advogada Renata Abalem, especialista em Direito do Consumidor, alerta que o ideal é evitar contrair dívidas. “Se for inevitável, que o valor seja usado com responsabilidade, como na compra de um bem durável. Quitar outra dívida pode ser arriscado, pois se trata de um novo pacto financeiro que precisa ser muito bem calculado”.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: anápoliscapaCLTdestaqueEmpréstimo consignadogoiásPortal Contexto

Mais Artigos

Espetáculo “O Circo Só” apresenta palhaçaria, mágica e música ao vivo em Anápolis nesta quarta-feira (21); entrada é gratuita

de Anna Rhaissa
21 de outubro de 2026
0

Espetáculo da Cia. Tem Sim Sinhô integra a Quarta Cultural e celebra 25 anos de trajetória com atrações para toda...

Debate final entre Lula e Flávio Bolsonaro será nesta sexta (23); saiba horário e onde assistir

de Anna Rhaissa
21 de outubro de 2026
0

O encontro está marcado para as 21h20, após o Jornal Nacional, com transmissão na TV e pela internet O último...

Estudo revela o que acontece ao compartilhar o mesmo recipiente de molho

de Jornal Contexto
17 de outubro de 2026
0

O hábito de mergulhar um alimento mordido novamente em um molho consumido por outras pessoas pode transferir bactérias da boca...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • Asas de Socorro pede apoio da população para manter voos humanitários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conta de energia elétrica terá reajuste vigorando a partir de amanhã (22). Saiba quanto!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • “Em Goiás, a força que impera é do Estado e não de facções”, diz governador em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Barbeiros avançam em área urbana e acendem alerta em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ministra dos Direitos Humanos cumpre agenda em Anápolis nesta quarta-feira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui