Escolas da Cultura abrem inscrições
As escolas municipais de Artes Plásticas, Música, Teatro e Dança já estão com as inscrições abertas para novos alunos. De acordo com o calendário das unidades, o início das aulas está programado o mês de fevereiro.
Os interessados devem procurar as secretarias das respectivas escolas, no período das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, até o dia 28 deste mês. Neste ano 50% das vagas serão destinadas aos alunos da rede pública municipal de ensino.
Telecentro e estúdio de audiovisual
O projeto Ponto de Cultura, desenvolvido em Anápolis por meio da Diretoria de Cultura, ganhará uma sede do Telecentro e um estúdio, ambos na área de audiovisual. A inauguração, prevista para o próximo mês de fevereiro, reforça o trabalho desempenhado pela pasta em 2009, com o resgate dos trabalhos artesanais, dos artistas da cidade e dos eventos que movem com o imaginário de crianças e adolescentes, além de oficinas e trabalhos artísticos.
Segundo o diretor da área, Augusto César de Almeida, o Projeto Tenda Cultural Jovem tem como objetivo potencializar as habilidades artísticas e culturais do jovem, através de vivências e oficinas de audiovisual, teatro, música, capoeira angola, dança, pintura, literatura e hip hop, sendo realizados diariamente, em diferentes espaços da cidade. Augusto explica que todo este trabalho é realizado junto ao Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.
Governo viabiliza ópera goiana
O governador Alcides Rodrigues autorizou a doação dos recursos necessários para viabilizar o projeto de montagem da primeira ópera goiana, elaborado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC, por meio da Coordenação de Arte e Cultura da sua Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil. Há alguns anos, a Universidade vem tentando viabilizar o projeto de montagem da primeira ópera goiana, intitulada Décima Quarta Estação, cujo libreto é de autoria do renomado escritor Miguel Jorge, com música do professor Estércio Marquez Cunha. A Coordenação de Arte e Cultura, tem à frente a professora Custódia Annunziata Spencieri de Oliveira (coordenadora do projeto.
Artes plásticas e história nas férias
O público tem como opção para estas férias três mostras de artes plásticas em museus geridos pela Agepel, em Goiânia, que traçam perfis de autores e tendências iconográficas de diferentes tempos. Uma delas mostra gravuras do francês Jean Baptiste Debret, que apresentam de forma realista do Brasil do século 19. No Salão Expositivo do Museu de Arte Contemporânea – MAC (sobreloja do Edifício Parthenon Center – Centro), o público poderá apreciar duas exposições em cartaz: MAC 40 Anos de Gravuras e Modernismo em Goiás e Ocupação, com visitação até o dia 31 de março, de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. O museu Zoroastro Artiaga, localizado na Praça Cívica, abriga a mostra Imagens do Brasil, com obras do pintor francês Jean Baptiste Debret, que fica em cartaz até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 15 horas.