Nesta sexta-feira (25), se comemora internacionalmente o dia da Não-Violência contra a Mulher, a data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos.
Conforme as estatísticas, uma em cada três mulheres sofrem de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.
Origem da Data
A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.
Anápolis
Pensando nesse momento de conscientização, a Prefeitura de Anápolis, nesta sexta-feira, 25, realizou a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação entre o centro de referência da mulher com a OAB, para criação de um núcleo jurídico de atendimento às mulheres vítimas de violência.
As mulheres serão atendidas tanto nas áreas criminais como família.
Será feita a triagem e a nomeação de um advogado para acompanhar o caso, o atendimento não terá custo para as vítimas, que serão atendidas por advogados dativos.
“Como advogada, militante, em favor das mulheres e contra a violência, e também, vereadora atuante nessa área, acredito que a medida é de extrema importância. Só avançamos na luta contra a violência com uma rede de proteção a mulheres bem estruturada, e o atendimento jurídico é essencial para essas mulheres.
A partir da segurança que a defesa dos seus direitos será possível, elas terão mais força para romper o ciclo de violência.” diz a Vereadora Andreia Rezende ao Jornal Contexto.
Contatos telefônicos da rede de apoio a mulher:
Central de Atendimento à Mulher – 180
Patrulha Maria da Penha: (62) 99939-9581
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher: (62) 3328-2731
Centro de Referência e Atendimento à Mulher: (62) 3902-2163
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher: (62) 3902-1347
Juizado Especial Violência Domestica Fórum: 62 3902-8800
Disque Direitos Humanos – 100
Ministério Público do Estado de Goiás: (62) 3329-5800
