Leia também: Evento reunirá animais e seus tutores em um dia repleto de diversão e atividades
O Abril Verde 2024, liderado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), enfatiza a importância da prevenção e da notificação de doenças relacionadas ao ambiente laboral, com o slogan “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”.
Durante o mês de abril, uma série de iniciativas está programada, incluindo seminários, audiências e a iluminação de prédios e monumentos públicos. Além disso, uma campanha será veiculada nas redes sociais da instituição. Também está prevista a divulgação de dados atualizados até dezembro de 2023 pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), uma ferramenta lançada em 2015 pelo MPT e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reúne dados públicos e tecnologia livre para auxiliar na formulação de políticas de prevenção.
Cirlene Luiza Zimmermann, coordenadora da Codemat do MPT, destaca que o slogan do Abril Verde 2024 reflete a falta de medidas preventivas eficazes diante dos impactos na saúde dos trabalhadores. Ela ressalta a importância da notificação de adoecimentos pelas empresas para impulsionar políticas públicas e melhorar continuamente a saúde e segurança no ambiente de trabalho, identificando e corrigindo falhas nas medidas preventivas.
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram que, entre 2012 e 2022, foram comunicados 6,7 milhões de acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no emprego formal. No mesmo período, ocorreram 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS devido a doenças e acidentes relacionados ao trabalho, resultando em um gasto com benefícios previdenciários acidentários de R$ 136 bilhões.
O movimento Abril Verde, criado há 10 anos, promove uma cultura contínua de prevenção de doenças e acidentes laborais. Baseado no Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho, celebrado em 28 de abril pela OIT em memória da legislação pioneira de 1919 e dos mineiros mortos em 1969, também é reconhecido no Brasil como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, conforme a Lei nº 11.121 de 2005.
Comentários 1