Rotinas específicas são elaboradas levando em conta particularidades físicas e o esporte praticado
Treinar, ou malhar como muitos dizem, é muito bom. Aliás, um corpo sem exercício é um corpo doente. Mesmo que os sintomas ainda não estejam aparecendo. Mas, a Academia Boutique R2 está indo além da malhação tradicional com os seus alunos. Sediada no bairro Jundiaí, ela passou a oferecer treinamento complementar para atletas que já praticam um esporte.
De acordo com o educador físico Sérgio Lamartini, idealizador do projeto, mesmo que o aluno exercite toda a musculatura ao longo da semana, isso não significa que ele estará totalmente preparado para dar tudo de si no esporte que já pratica. “Você que faz corrida, já experimentou dançar ou andar à cavalo? Se sim, notou que, mesmo com todo o seu preparo físico, nos dias seguintes sentiu algumas dores musculares em pontos específicos do corpo. Isso se dá porque cada esporte exige de nós um preparo físico diferente”, explicou ele.
Sérgio fala com propriedade. Bacharel em Educação Física, com especialização em musculação, treinamento esportivo, treinamento funcional e treinamento de goleiros de futebol, passou por mais de 20 academias incluindo quatro com atendimento Premium em Brasília. Também preparou atletas de quatro times de futebol profissional: Vila Nova, Anápolis, Anapolina e Frei Paulistano de Sergipe, tendo mais de 11 anos de profissão. “O cara que joga bola faz uma musculação totalmente diferente do outro que nada ou pedala. E é entendendo essas nuances que a gente consegue melhorar e muito os resultados do atleta”, declara.
Diferencial
Segundo ele, a ideia de montar o projeto veio depois de toda essa experiência e também com a tendência das academias em oferecer um diferencial. “No nosso caso, esse diferencial é voltado para a preparação física multifuncional, para ganhos específicos de força, coordenação motora e condicionamento aeróbico dentro de qualquer segmento desportivo”, pontuao treinador. Para atingir o nível de qualidade esperado, a academia investiu em diversos aparelhos de musculação e acessórios complementares de fabricação própria (R2 Sports), adaptados para atletas de alto rendimento.
Não demorou até que o estúdio, conforme gosta de chamar, que fica no bairro Jundiaí, ganhasse notoriedade em Anápolis com atletas de ponta passando a frequentar suas instalações, o que atraiu a atenção daqueles que também gostariam de se tornar esportistas de alto rendimento.
A demanda exigiu que Sérgio formasse uma equipe, que hoje conta com quatro treinadores graduados em Educação Física. “Temos como clientes jogadores profissionais de futebol e adolescentes que querem ingressar na carreira profissional, ciclistas de vários níveis, nadadores e corredores. Todos com notável evolução desde que se matricularam”, expõe.
Mas, a melhora competitiva não é a única prioridade para os profissionais da R2 Academia Boutique. Ele enfatiza que os ganhos físicos têm que ser proporcionais ao ganho psicológico, à saúde mental e ao conforto social do atleta. “Trabalhamos esse conjunto, trocando informações o tempo todo. Só assim é possível alcançar, de fato, a alta performance”, detalha ele. Ainda de acordo com o treinador, o trabalho só dá certo se, primeiro, o atleta passar por uma rigorosa análise de condições físicas e seus objetivos para, posteriormente estabelecer a periodicidade e as especificações para cada segmento, adaptando os treinamentos com a maior proximidade possível para cada indivíduo em seu determinado desporto. “Aqui a gente é enjoado”, brinca ele. “Mas a coisa dá resultado. E muito”, conclui.
SERVIÇO:
ACADEMIA BOUTIQUE R2
Rua Joaquim Propício de Pina, nº 100 – Bairro Jundiaí – Anápolis
Telefone: 62 99187 3946 – @academiaboutiquer2