VERSÃO FLIP
quarta-feira, 30 de setembro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 30 de setembro, 2026
Contexto

‘Acertei muito na minha escolha’: egressa e aluno contam como é cursar Administração na UniEVANGÉLICA

de Felipe Homsi
12 de setembro de 2026
em UniEVANGÉLICA
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0

Celebrado em 9 de setembro, o Dia do Administrador é também uma oportunidade para reconhecer a importância de profissionais que transformam recursos, ideias e pessoas em organizações capazes de gerar desenvolvimento econômico e social. Na UniEVANGÉLICA – Universidade Evangélica de Goiás, essa história começou no ano 2000, com a criação do curso de Administração, e desde então vem sendo construída por diferentes gerações de acadêmicos, professores e profissionais.

Ao longo de mais de duas décadas, passaram pelas salas de aula do curso estudantes que chegaram à Universidade carregando sonhos, projetos e expectativas. Muitos deles são hoje empresários, empreendedores, executivos e gestores que ocupam posições de destaque em organizações dentro e fora do Brasil.

“Temos muito orgulho quando encontramos nossos ex-alunos ocupando posições importantes nas organizações ou construindo seus próprios negócios. Mas talvez nossa maior realização seja perceber que ajudamos a formar pessoas que encontraram seus caminhos e que utilizam os conhecimentos da Administração para melhorar as organizações, suas comunidades e suas próprias vidas”, destaca o professor Ieso Costa Marques, coordenador do curso.

O projeto pedagógico do curso evoluiu junto com as transformações econômicas, sociais e tecnológicas que redefiniram a maneira de administrar. Hoje, a matriz curricular articula gestão, empreendedorismo, inovação e tecnologia com laboratórios de práticas, simulações empresariais, pesquisa e extensão — e o estudante é estimulado a analisar situações reais, trabalhar em equipe e propor soluções, em vez de ocupar uma posição passiva em sala.

Essa formação também chega a mais gente: com a expansão para o Ensino a Distância (EAD), o curso passou a formar administradores em diferentes regiões do país.

Empresa Júnior: aprendizado que vira serviço à comunidade

Um dos símbolos dessa formação é a Empresa Júnior do curso, que presta atendimento gratuito e ininterrupto à comunidade. Nela, os estudantes colocam em prática o que aprendem em sala enquanto orientam microempreendedores e pequenos negócios em áreas como planejamento, gestão financeira e tomada de decisão — pessoas que, muitas vezes, têm boas ideias mas não têm recursos para contratar uma consultoria profissional.

“A Empresa Júnior representa muito do que acreditamos como Universidade. O aluno aprende Administração enfrentando problemas reais, mas também percebe que o conhecimento que recebe precisa produzir benefícios para outras pessoas”, ressalta o coordenador.

Quem viveu essa trajetória

Camila Cristina da Silva

Se a história do curso pode ser contada em números – 26 anos, milhares de egressos, uma Empresa Júnior em funcionamento ininterrupto -, ela também pode ser contada pela boca de quem a viveu por dentro. É o caso de Camila Cristina da Silva, egressa do curso, e de Manoel Oliveira Alves, hoje no 7º período de Administração.

Camila trabalha há mais de 15 anos com o comercial no ramo atacadista e não hesita ao lembrar do início de carreira. “Foi um tanto árdua, até porque essa transição exigiu muito estudo, resiliência e persistência, mas ela aconteceu e valeu muito a pena”, conta sobre a saída da faculdade para o mercado de trabalho. Antes de encontrar seu caminho no setor atacadista, ela tentou empreender — e não deu certo. “O momento decisivo foi quando saí desse desafio de empreender e fui para o comercial”, recorda.

Da formação acadêmica, ela destaca as ferramentas de negociação, que usa até hoje, e a teoria geral da administração, que considera “a base de tudo dentro de uma organização”. Curiosamente, disciplinas que pareciam menos atraentes na época — como fluxo de caixa e DRE — se tornaram, na prática profissional, conteúdos essenciais. Ao olhar para trás, ela não mudaria nada: “Acertei muito na minha escolha.”

Sobre as mudanças na profissão, Camila observa que a atualização constante virou parte do trabalho do administrador, ao lado de habilidades que nunca perdem relevância — respeito, comunicação eficaz, trabalho em equipe. E deixa um recado para quem está começando: “Não desista, dê valor nesse tempo, pois ele é precioso para seu futuro. Fique atenta às oportunidades e ‘suga’ dos mestres todo saber que for possível.

Manoel Oliveira Alves

Do outro lado dessa trajetória está Manoel Oliveira Alves, que cursa o 7º período e já atua na área. A escolha pelo curso foi natural: “É uma área ampla e oferece várias oportunidades profissionais e, além de tudo, já atuo na área, então ficou fácil de escolher.” Entre as disciplinas que mais impactaram sua visão sobre a profissão, cita Gestão de Pessoas: “Mostrou a importância das pessoas para o sucesso das organizações. Sem as pessoas, nenhuma empresa terá sucesso.”

Manoel também desfaz um estereótipo comum: “Muita gente pensa que Administração é apenas trabalhar em escritório. O curso oferece muitas áreas diferentes — e sempre é atualizado às inovações.” Conciliar faculdade, trabalho e vida pessoal é, segundo ele, o maior desafio até aqui: “Agora entendo por que muitos desistem pelo caminho.” Ainda assim, destaca o valor da prática somada à teoria e faz questão de elogiar o corpo docente: “Parabéns para o Ieso e a UniEVANGÉLICA pela equipe de profissionais comprometida com o ensino de qualidade.”

Olhando para o futuro, já enxerga caminhos possíveis: “Tenho interesse em gestão, principalmente na área de logística e estoques, e agora estou pensando muito no empreendedorismo.”

As duas trajetórias, separadas por mais de uma década de diferença, convergem num ponto: a certeza de que a Administração é, acima de tudo, uma formação que se constrói na prática, no contato com pessoas e na disposição de continuar aprendendo.

Uma formação que não par

Ieso Costa Marques

Para o professor Ieso, é nas histórias de pessoas como Camila e Manoel que a formação do administrador ganha sentido. “A Administração não acontece somente dentro das empresas. Administramos projetos, recursos, escolhas, relacionamentos, organizações e muitos aspectos da própria vida. Formar um administrador é ajudar a formar alguém capaz de tomar decisões responsáveis e compreender que toda decisão produz consequências sobre a vida das pessoas.”

Neste Dia do Administrador, a UniEVANGÉLICA celebra sua história e mantém os olhos no futuro. “Não existe linha de chegada para um curso de Administração. Enquanto o mundo estiver mudando, precisaremos continuar aprendendo, inovando e preparando nossos alunos para aquilo que ainda está por vir”, conclui o coordenador.

Rótulos: anápoliscapaCurso de AdministraçãodestaquegoiásPortal ContextoUniEVANGÉLICA

Mais Artigos

Quer aprender algo novo? Veja os cursos de curta duração disponíveis em seis áreas

de Anna Rhaissa
29 de setembro de 2026
0

As formações incluem opções gratuitas e pagas, com aulas presenciais e virtuais A Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) lançou uma...

Clínica-Escola oferece atendimento nutricional gratuito para crianças e adolescentes em Anápolis

de Anna Rhaissa
28 de setembro de 2026
0

Famílias recebem acompanhamento especializado para diferentes necessidades alimentares A Clínica-Escola de Nutrição da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), em Anápolis,...

Hospital Evangélico Goiano é reconhecido nacionalmente pelas práticas de segurança do paciente

de Felipe Homsi
26 de setembro de 2026
0

HEG recebeu Certificado de Reconhecimento pela classificação de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2025,...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • Carol do Amiltinho assume candidatura de Amilton Filho e disputará eleição no domingo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Juntou as escovas de dente? Brasil pode ter novo estado civil: “convivente”

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • STF unifica licença-maternidade e adotante em 180 dias

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • CPE Anápolis prende suspeito de tráfico e grande quantidade de drogas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Deputado Amilton Filho morre em grave acidente em Cristalina

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Carregando comentários...