Com o término do calendário futebolístico de 2021, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, como de costume, seu ranking nacional de clubes para o próximo ano. Em meio aos 239 times, Anapolina e Anápolis aparecem e marcam o nome do Município em meio a lista. No entanto, o atual campeão goiano Grêmio Anápolis acabou ficando de fora da classificação.
Apesar de ter amargado um descenso e ter se mantido na Divisão de Acesso durante a temporada, a Anapolina é quem aparece mais bem ranqueada em comparação com seu rival. Com 153 pontos, a Rubra aparece na posição de número 185, empatada com outros oito clubes do país. Para efeito comparativo, o líder do ranking, Flamengo, acumulou 17.054 pontos.
Em 222º aparece o Anápolis, que acumulou campanha satisfatória pelo Goianão, caindo nas quartas de final para o vice-campeão Vila Nova. Com calendário reduzido, essa foi a única participação do clube em um campeonato profissional durante 2021. Vale lembrar que, na próxima temporada, o Galo da Comarca terá, além do estadual, o Brasileirão da Série D pela frente.
Inscrições e renovação do Passe Livre Estudantil começam nesta quarta (22)
Já o Grêmio Anápolis não figurou em meio aos times da lista. Apesar do título heroico do Campeonato Goiano, a equipe chefiada por portugueses também não teve complemento de calendário, o que pesa para sua não inserção no ranking. Já para 2022, o GEA terá, no mínimo, três competições para disputar e, por consequência, poderá aparecer na próxima listagem da CBF.
Top-10
Na parte de cima do ranking, a polarização que está se desenhando no futebol nacional começa a aparecer. Em primeiro está o Flamengo, seguido por Palmeiras e Atlético-MG. Rebaixado para a Série B, o Grêmio é o 4º na classificação, enquanto Athlético, Santos, São Paulo, Internacional, Fluminense e Corinthians completam os dez primeiros ranqueados.