Anteriormente restrita a crianças de 10 e 11 anos, a vacinação foi estendida agora para adolescentes de até 14 anos visando alcançar uma parcela maior da população. A medida entrou em vigor na quinta-feira, 29, e já está em aplicação em diversas unidades de saúde da região.
Neste sábado, 02, cinco unidades estarão abertas das 9h às 13h para oferecer a vacina: Munir Calixto, Recanto do Sol, Vivian Parque, Bairro Bandeiras e Jundiaí (Osego). Além disso, haverá um posto de imunização no evento Mais Justiça, que ocorre na Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto, na Vila União, das 9h às 16h.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mirlene Garcia, destacou a importância da vacinação para reduzir os riscos de infecção sintomática, hospitalizações e mortalidade pela doença.
A dengue, transmitida por mosquitos, é uma preocupação de saúde pública, podendo causar doenças graves e até mortes. A vacina, conhecida como Qdenga, protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). No entanto, é contraindicada para pessoas com alergias graves, gestantes, mulheres em amamentação, pessoas com imunodeficiência e pacientes com HIV.
A Prefeitura reforça a importância da participação da população na vacinação, mesmo com a chegada do imunizante. Medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito e campanhas de conscientização, continuam sendo fundamentais para combater os impactos da dengue.
Comentários 1