Realizado desde 2011, o evento, que teve a participação de Anápolis, é um grande fórum para tornar as cidades mais “inteligentes”
Anápolis, através do prefeito Roberto Naves e comitiva, esteve presente na Smart City Expo World Congress 2022, evento que acontece desde 2011, em Barcelona, na Espanha, sendo considerado o principal evento internacional para as cidades.
Através da promoção da inovação social e identificação de oportunidades de colaboração, o evento é dedicado a criar um futuro melhor para as cidades e seus cidadãos.
No Smart City Expo World Congress 2022, a temática geral é sobre Cities Inspired by People, ou seja, Cidades inspiradas por pessoas.
Neste contexto, o evento reúne participantes de vários países para construir debates sobre cidades sustentáveis, em que o transporte público convive com novas opções de mobilidade; cidades inclusivas, onde as ruas e os serviços públicos são acessíveis a todos; cidades seguras que abordam questões de segurança e privacidade; cidades coletivas onde a colaboração e a participação se tornam um pivô para construir um futuro melhor e próspero.
“O mundo está discutindo a utilização das novas tecnologias em benefício dos serviços públicos e da qualidade de vida nas cidades. E claro, Anápolis não poderia ficar fora dessa discussão, por isso a nossa comitiva está participando de uma intensa maratona de conhecimento, troca de experiências e contato com o que há de mais moderno em soluções urbanas e cidades inteligentes”, destacou Roberto Naves, fazendo um breve balanço da participação no evento, em suas redes sociais.
O Smart City Expo World Congress 2022 tem três eixos principais, sendo:
- Congresso- Um programa de três dias com especialistas internacionais reunidos para compartilhar ideias e aprender as melhores práticas para um mundo urbano mais sustentável, tanto online quanto em Barcelona. Um diálogo mundial que busca moldar os próximos passos para o desenvolvimento urbano.
- Exposição- Um mercado onde centenas de empresas e organizações globais puderam se envolver com participantes profissionais de todo o mundo e mostrar ao mundo seus projetos de ponta e soluções inteligentes implementadas. Estandes abertos abriram espaço a um ambiente para networking e busca de talentos.
- Eventos paralelos e atividades- Uma curadoria de eventos e workshops, incluindo sessões digitais, que alarga o programa do evento e dá resposta a desafios concretos. Uma maneira de explorar as questões mais prementes e passar das palavras às ações.
Outros eventos
Anteriormente, segundo informou Roberto Naves, a comitiva anapolina, juntamente com a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, foi recebida na Fundació Catalana de l’Esplai (Fundesplai).
Nesta reunião, disse o prefeito, “fortalecemos ainda as nossas parcerias em prol da transformação social de jovens em vulnerabilidade”.
Junto à Fundesplai, um dos temas em pauta no Encontro foi o Programa Aprendiz Anápolis, que já é replicado em outros países da União Europeia.
A agenda também teve uma visita institucional à Prefeitura de El Prat de Llobergat, na Catalunha.
“Aqui estamos apresentando o Programa Integração, que faz a junção de projetos nas áreas do social, saúde, educação, esporte e cultura para a transformação social das nossas crianças e adolescentes em Anápolis”, informou Roberto Naves.