O Prêmio Leia 2024 reconheceu 150 escolas municipais goianas pelo trabalho em garantir a alfabetização de crianças na idade certa, sendo dez delas de Anápolis.
A iniciativa, parte do programa AlfaMais Goiás, busca incentivar e reconhecer unidades de ensino que apresentaram bons resultados na Avaliação Educacional do Estado de Goiás na Alfabetização (Saego-Alfa). Instituído pela Lei nº 21.073, o prêmio tem como objetivo principal garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, fortalecendo a parceria entre o Estado e os municípios. Cada escola premiada receberá R$ 80 mil.
Fátima Gavioli, Secretária de Educação do Estado de Goiás, enfatiza que o prêmio é fruto de um esforço coletivo em todos os municípios. “Hoje nós anunciamos as 150 melhores escolas de alfabetização de Goiás. São muitos municípios, e alguns, como Planaltina de Goiás, tiveram 12 escolas municipais premiadas. Mas também temos municípios menores, que possuem três escolas, e as três foram premiadas”, destaca.
O AlfaMais Goiás é uma iniciativa do Governo do Estado que visa estreitar a relação entre as redes públicas estadual e municipal, atendendo a todos os 246 municípios goianos com foco na alfabetização infantil. A secretária Gavioli ressalta que, além do investimento financeiro, o reconhecimento evidencia o poder transformador da educação. “As crianças estão aprendendo na idade certa porque o resultado depende da prova escrita e da leitura que elas realizam no AlfaMais Goiás. Mas é claro que R$ 80 mil estimula muito. O brasileiro adora uma competição, e percebo que todos estão cada vez mais querendo apresentar um bom trabalho, pois não querem perder para ninguém”, explica.
Um ponto relevante é que muitas escolas que receberam apoio em 2023 conseguiram melhorar seus resultados em 2024 e agora estão entre as melhores. A Regional de Educação de Planaltina de Goiás se destacou, com 18 escolas premiadas, ficando em 1º lugar no número de premiações — sendo 12 unidades do próprio município. As Regionais de Anápolis e Inhumas ficaram em 2º lugar, com dez premiações cada. Em seguida, vêm as regionais de Formosa, Goiás e Trindade, com nove premiações cada.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.