As sessões extras terão início nesta sexta-feira (16) e vão até a próxima terça-feira (20). Na pauta, projetos de natureza social
A Assembleia Legislativa inicia nesta sexta-feira, 16, um período de autoconvocação para votar cinco matérias da Governadoria. Dentre as proposituras, a que institui a criação do programa de transferência de renda Mães de Goiás, que prevê repasse financeiro para mães com filhos de zero a seis anos que vivem em situação de extrema pobreza.
De acordo com o presidente Lissauer Vieira, as votações devem ser finalizadas até a próxima terça-feira, 20. A primeira sessão extra, na sexta, está marcada para às 10 horas.
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) inicia nesta sexta-feira, 16 de julho, sessões extraordinárias para votar matérias da Governadoria. Cinco projetos de lei devem ser apreciados no período de autoconvocação do Legislativo goiano.
Prefeitos do MDB apoiam possível aliança com Caiado em 2022
Segundo o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), as sessões extraordinárias iniciam nessa sexta-feira, 16, e devem ser finalizadas até a próxima terça-feira, 20. A sessão extraordinária de sexta está marcada para as 10 horas.
Dentre as proposituras que serão votadas pelos parlamentares está a que institui a criação do programa de transferência de renda Mães de Goiás. A matéria tem o objetivo de garantir atenção social e financeira às mães que tenham filhos com até seis anos de idade e em situação de extrema pobreza.
Outra proposta da Governadoria é a que estabelece regras para a utilização de recursos da Lei Aldir Blanc. O projeto de lei dispõe sobre a utilização, no exercício de 2021, dos recursos transferidos pela Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020 (Aldir Blanc), tendo em vista o cancelamento de empenhos pela Secretária de Cultura.
Bolsas
Durante o período de autoconvocação, os parlamentares também vão analisar o processo da Governadoria, que cria três benefícios. São eles: Bolsa Qualificação, voltada para trabalhadores, artesãos e produtores familiares que realizem cursos de capacitação ou capacitação nos Colégios Tecnológicos da Secretaria da Retomada; Bolsa Alfabetizador, com objetivo de promover a alfabetização de adultos em situação de vulnerabilidade; e Auxílio Alimentação, voltado para adolescentes com idade entre 14 e 18 anos, participantes do programa estadual de contratação de menor aprendiz.
Também serão colocados em pauta de votação nesse período outros dois projetos de lei oriundos do Poder Executivo. A primeira matéria propõe a adesão do estado de Goiás ao benefício fiscal do estado do Mato Grosso, previsto em Lei n° 7.958, de 25 de dezembro de 2003, com alteração dada pela Lei Complementar n° 631, de 31 de julho de 2019. O objetivo da medida é incentivar o desenvolvimento econômico das atividades agropecuárias e a geração de emprego e renda em Goiás.
Já a outra propositura visa conceder subvenção econômica em favor da Agência Goiana de Habitação (Agehab), da Goiás Telecomunicações (Goiás Telecom), da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) e da Metrobus. Os recursos serão destinados à cobertura de déficits de manutenção das mencionadas estatais. (Agência Assembleia de Notícias)