O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna se prepara em ritmo acelerado para receber o maior evento de motovelocidade do mundo.
O MotoGP tem previsão para desembarcar em Goiás no mês de março de 2026, para uma etapa do campeonato que vai trazer novamente os melhores pilotos do planeta, 37 anos após a última corrida da categoria em solo goiano, disputada no ano de 1989.
Após a assinatura do contrato entre o Governo de Goiás e a Dorna Sports, detentora dos direitos do MotoGP, em dezembro de 2024, e o evento de apresentação com pilotos da categoria neste mês de março, foram iniciadas, no último dia 26, as obras na área da pista do autódromo.
O objetivo das obras é melhorar ainda mais as condições para os pilotos, equipes e torcedores, que vão acompanhar esse grande evento.
Vale ressaltar que as obras nas áreas dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico foram iniciadas ainda em janeiro.
Segurança máxima
Com prioridade em proporcionar segurança máxima aos pilotos que irão disputar a etapa de Goiás do MotoGP, as obras na pista começaram com intervenções nas áreas de escape do circuito, incluindo muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus.
Com previsão para o início de abril, a camada asfáltica do circuito será totalmente trocada.
Especificamente as intervenções na parte interna do circuito são de responsabilidade da promotora do evento, a Brasil MotorSports.
A reta principal do circuito terá um alargamento de cerca de um metro, e as áreas de escape também terão mais espaço.
Além disso, as caixas de brita, construídas pelo Governo de Goiás em 2020, serão ampliadas.
Todas as intervenções acompanham as regras internacionais da modalidade.
Impacto
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, avalia positivamente a execução do cronograma de obras e melhorias previstas para o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.
“Entregaremos todas as melhorias dentro do que foi estabelecido junto à Dorna Sports e a Federação Internacional de Motociclismo”, destaca Guerra.
Etapa do MotoGP no autódromo de Goiânia tem estimativa de trazer para Goiás um retorno financeiro de quase R$ 1 bilhão, com aproximadamente 100 mil visitantes, de acordo com estimativa do Instituto Mauro Borges (IMB).
Com informações e imagens da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer- Governo de Goiás (Seel)
Leia também: Operação da PRF fiscaliza tempo de direção de caminhoneiros

